Jimmy Page

Começou o julgamento que irá determinar se “Stairway To Heaven”, um dos maiores hits da carreira do Led Zeppelin é um plágio ou não.

A música ensinada para 9 entre cada 10 aprendizes de guitara virou alvo da banda norte-americana Spirit, que entrou com um processo na justiça dizendo que o grupo britânico roubou a música “Taurus” e a transformou no seu som.

O guitarrista Jimmy Page sempre disse que não copiou o instrumental da canção e já foi convocado para depor no julgamento, dando algumas informações a respeito de todo o processo e não apenas repetindo que não copiou a canção como falando que jamais havia ouvido “Taurus” até outro dia:

Eu nunca ouvi a música até há poucos anos quando as pessoas começaram a publicar comparações na Internet. Eu não uso computadores ou a Internet, e não sabia do que estava acontecendo até que meu genro me mostrou um vídeo. Então ouvi a introdução de ‘Taurus’ e era algo completamente novo para mim. Algo assim teria ficado grudado na minha cabeça.

O guitarrista ainda disse que tem vários discos do Spirit mas que nenhum deles tem a canção, e passou a informação de que tem 4.329 discos de vinil e 5.882 CDs em sua coleção particular, definitivamente um cara com mais discos que amigos.

O julgamento deve prosseguir nos próximos dias e teremos um resultado a respeito em breve.

Compare “Stairway To Heaven” com “Taurus” logo abaixo. A parte na música do Spirit começa por volta de 45 segundos.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!