“A gente ainda tem muita munição, musicalmente falando,” diz o guitarrista Dean DeLeo, do Stone Temple Pilots.

Os ícones do grunge estão nos preparativos finais para o que pode se chamar de uma terceira “encarnação” da banda. Após o mais recente (mas amigável) rompimento com o cantor Chester Bennington por conflitos de agendas, desta vez os caras resolveram ousar e colocaram a vaga de vocalista da banda aberta para audição.

Uma audição, há de se reconhecer, bastante democrática: a primeira fase do processo foi totalmente aberta ao público, ou seja, qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, poderia enviar seu vídeo pela Internet e se candidatar. Foram milhares e milhares de demos inscritas e, pelo visto, existem até brasileiros na jogada, conforme vimos aqui.

Dessa vez, eles já se encaminham para os estágios finais dos testes e, em recente entrevista para a Rolling Stone, os irmãos DeLeo falam um pouco sobre o futuro da banda, enquanto dividem o sofá de um estúdio de ensaios em Los Angeles.

Os comentários soam até bem positivos e motivadores para um banda que passou por tantas turbulências recentemente. Usando seus tradicionais óculos de aviador, Robert diz:

Estamos testando alguns novos vocalistas para continuar o Stone Temple Pilots, e vamos ver aonde isso vai, ver aonde isso nos leva.

Desde o começo dos anos 90, o grupo californiano experimentou tanto a glória do sucesso quanto as dolorosas interrupções devido à longa batalha do vocalista original Scott Weiland contra seu vício em drogas. O cantor ainda estava afastado de seus ex-colegas de banda quando morreu, aos 48 anos de idade, em seu ônibus durante uma turnê solo em Dezembro do ano passado.

Os irmãos DeLeo e o baterista Eric Kretz estão procurando tanto por um novo vocalista quanto por um novo caminho à frente. Dean diz:

“Nós temos todos meio que feito coisas diferentes mas, quando se trata de Stone Temple Pilots, nós entramos de cabeça no processo da audição.

Perguntado se a banda está procurando por outro frontman de pompa ou um desconhecido, Dean diz:

Estamos procurando por alguém que atende a uma série de critérios. Homem, mulher. Tem algumas pessoas que nós realmente curtimos e temos mais algumas chegando.

Para Robert DeLeo, a procura é parcialmente preenchida pelo desejo de simplesmente continuar tocando as canções que a banda escreveu junto, incluindo os hits “Sex Type Thing” e “Down”.

“É impossível substituir Scott, realmente. Nós criamos algo que apenas nós quatro poderíamos ter criado,” Robert diz.

A intenção é seguir em frente, mas também ter alguém honrando isso e podendo ser criativo ali, ao mesmo tempo.

Eric, Dean e eu temos algo – nós temos tocado música por metade das nossas vidas e você simplesmente não pode ignorar isso. É algo que eu aprecio e prezo em minha vida e quero continuar fazendo isso.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!