Bongrado - Nômade

Hoje, promover novas sonoridades no Brasil é uma tarefa complicada. Se por um lado temos toda facilidade tecnológica que dá liberdade e independência para artistas e público, por outro, temos o excesso de lançamentos e bombardeio de informações que desviam olhares e diluem a atenção. Isso tem criado um abismo entre artistas e seu público alvo, deixando carentes de audiência, trabalhos realmente fantásticos. Isso é um tanto quanto injusto.

Nesse cenário, os veículos de mídia cumprem um papel importante. Mais do que dar visibilidade apenas, existe também a função de filtrar o conteúdo e se tornar uma fonte confiável. Nós estamos no meio desse processo, descrevendo o que há de melhor para que artista e ouvinte possam se encontrar e tudo dar certo.

Por isso, já inicio dizendo que esse é o objetivo dessa matéria: uma sugestão confiável de novo som. É uma resenha sobre um EP recém lançado que contém seis músicas de alta qualidade que ficariam colocadas entre o rock nacional e a MPB. Para ouvintes de artistas como Lenine, Los Hermanos, Legião Urbana, Engenheiros do Hawaii, a Bongrado cairá como uma luva para o seu gosto musical.

A Bongrado é resultado do trabalho do artista e produtor musical Guilherme Cysne, que já atua há mais de 15 anos na área e decidiu, dessa vez, fazer tudo sozinho. Compôs, gravou todos os instrumentos, mixou, masterizou, chegando até mesmo a produzir os vídeos. Tudo no melhor estilo d​o it yourself.​ Guilherme mostrou a face do novo artista brasileiro, que precisa ser, além de músico, seu próprio produtor, sua própria equipe. Não dá pra esperar ser descoberto por alguém. Talvez essa seja a característica mais marcante dessa nova cena musical.

Os pontos fortes do EP Nômade estão com certeza no primeiro single, “Rotina”, que traz uma bonita letra seguida por uma harmoniosa cama de arranjos precisos; na faixa que virou o primeiro clipe, “Teve Torcida Gritando Quando A Luz Voltou”, uma espécie de balada com uma ótima letra e “Coisa de Novela”, com sua levada que nos lembra um pouco de Engenheiros do Hawaii misturado com Nenhum de Nós e Los Hermanos, em uma simbiose única. O Ep está disponível no Spotify, SoundCloud e Apple Music. Já o clipe, foi lançado com exclusividade pela página Brasileiríssimos (mais uma marca dos tempos modernos) e pode ser encontrado também no Youtube.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!