Billy Corgan em pergunta sobre o Smashing Pumpkins

O frontman do Smashing Pumpkins, Billy Corgan, sempre foi um homem de opiniões fortes e, dessa vez, resolveu dar pitaco sobre a liberdade de expressão na Internet.

Segundo matéria da NME, ele participou  do programa de rádio de Alex Jones, que é famoso por tratar de temas relacionados a teorias da conspiração. Eles discutiram sobre a nova “geração hashtag” e os “justiceiros das redes sociais”, como Corgan se referiu.

Fico horrorizado, como artista e como alguém que acredita em liberdade de expressão – porque essas pessoas virão atrás de mim, ele diz durante a entrevista.

“Vamos encarar a questão de frente. Pode não ser amanhã, mas em breve, apenas porque eu falei a coisa errada no dia errado, apenas porque estava cansado e não havia tomado meu Xanax naquela dia, ou algo do tipo. Entende o que quero dizer? E tipo, viver dessa forma, viver num mundo em que cada palavra é uma mina terrestre…não é o tipo de mundo em que quero viver.”

Corgan segue sem medo de ousar nas comparações e até usa o nome do grupo fanático-racista Ku Klux Klan: Se você pudesse voltar a Selma (em Alabama,1932), e o membro do Klan cuspindo na cara de uma pessoa de cor, você não acha que esse cara achava que ele estava certo, também? Então, qual a diferença aqui?

Ele continua: Eu estava lá na época em que eles deixaram o KKK marchar nas ruas, e qual foi a grande questão? Foi a questão da liberdade de expressão. Nós não gostamos disso. Eles estão apontando para o nosso nariz mas, quer saber, é melhor viver numa América onde esses idiotas podem marchar na rua e destilar seu ódio.

“Esse é o mundo em que eu cresci, uma Chicago democrática e liberal que era tolerante e permitia a liberdade de expressão, e não que resolve acabar com ela simplesmente porque  ela não é agradável. A falta de tolerância com as ideias e outros pontos de vista é o grande calcanhar-de-Aquiles dos ‘justiceiros da social media’.”

Discussões complexas à parte, Corgan parece estar vivendo um momento de ouro com a progressiva reformulação do Smashing Pumpkins em sua formação original, veja aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!