Um juiz federal dos Estados Unidos determinou que um julgamento será necessário para definir se o clássico do rock “Stairway to Heaven”, do Led Zeppelin, copiou suas primeiras notas de uma música instrumental da banda Spirit chamada “Taurus”.

O juiz R. Gary Klausner decidiu no começo do mês que advogados de um confidente de Randy Wolfe, finado guitarrista do Taurus, tinham evidências suficientes para levar a questão a debate.

A música foi escrita por Wolfe em 1966 ou 1967, poucos anos antes do Led Zeppelin lançar “Stairway to Heaven” (1971). As duas bandas nunca dividiram um palco, mas o Led já abriu um show do Spirit em seus primeiros anos. Klausner declarou que a evidência apresentada até agora era suficiente para sugerir que o Led teria ouvido “Taurus” e criado “Stairway to Heaven” depois.

O julgamento está previsto para o dia 10 de maio em uma corte de Los Angeles. Robert Plant e Jimmy Page são os réus, após John Paul Jones ter sido removido do caso por Klausner.

Ouça as duas músicas abaixo e tire sua conclusão.

Vale lembrar que esse não é o primeiro grande sucesso do Led Zeppelin a ir para o tribunal por plágio. Em 1985 a banda foi obrigada a pagar uma indenização a Willie Dixon e colocar seu nome nos créditos de “Whole Lotta Love” por conta da original “You Need Love”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!