Codinome Winchester

Codinome Winchester é uma banda de Campo Grande que aposta em uma mistura interessante de influências que vão do rock psicodélico ao indie em um resultado marcado pela cultura local.

Nos próximos dias, além de divulgar o EP Ocasiões Espaciais, a banda irá trabalhar em novidades de peso como uma gravação no estúdio Toca do Bandido, e conversamos com o grupo a respeito disso tudo.

Dá uma olhada!

TMDQA!: A banda começou as suas atividades em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e em 2013 se profissionalizou, começando a “levar mais a sério” a carreira como um grupo de música. Como surgiu essa decisão e quais passos foram tomados para que vocês seguissem em frente?
Codinome Winchester: Foi uma decisão natural para nós, a musica sempre foi uma parte essencial em nossas vidas. Antes da formação da banda, nos juntávamos para tocar em festas de amigos, o que nos fortaleceu bastante. Nos shows já havia um interesse pelo nosso material autoral. Daí gravamos o nosso primeiro EP, o 10% Alien, com as músicas autorais que já tocávamos em shows. No final de 2014, ocorreu em Campo Grande a batalha de bandas, que nos premiou com um EP e um clipe de estúdio. Nasceu ali o Ocasiões Espaciais. Agora estamos com a carioca Agência Milk, com belos planos para continuar a trabalhar as músicas do EP.

TMDQA!: O grupo é caracterizado pela mistura de elementos do rock and roll clássico, traços locais e uma estética bastante característica. Como vocês definiriam o som da banda e que tipo de influências são jogadas nesse caldeirão que forma a Codinome Winchester?
CW: Um bolo psicodélico com calda de modulações e distorções. Um bolo que nunca terá uma receita definitiva, vai do que estamos ouvindo e vivendo no momento. Somos suscetíveis também a inspirações vindas de filmes, livros e pensadores. É evidente também o incentivo vindo do crescente novo movimento rock do brasil com amigos como Supercombo, Far From Alaska e Scalene.

TMDQA!: A canção “O Paulista” ganhou um clipe oficial lançado há um ano e tanto a música quanto o clipe foram muito bem recebidos e contam com mais de 20 mil visualizações no YouTube. Ela fala sobre aspectos bastante pessoais e do que vivemos no dia a dia em tempos modernos. Como vocês imaginaram essa canção e a temática que pensam em abordar nas canções da banda?
CW: “O Paulista” se trata de uma nuvem que pairou durante um tempo. A história ali tem continuação e uma hora vai ser contada, mas dali fomos para outras ocasiões. Ocasiões tais que estão com um bom desempenho no Spotify, recepção ótima do público e contam outra parte da aura que preenche nosso trabalho.

TMDQA!: Os próximos passos do grupo são bastante promissores: vocês irão gravar na Toca do Bandido, com participação especial da Cris (Far From Alaska), farão cover de uma banda lendária do rock nacional e mais. O que vocês esperam de 2016 para a banda? Como será o processo todo de lançamento e divulgação dos trabalhos desse ano?
CW: Estamos focados em levar nosso som pro resto do brasil. Tocar cada vez mais em lugares que ainda não visitamos e trabalhar melhor as músicas do EP com mais conteúdo, clipe, e novidades para preparar terreno pro momento do disco.

TMDQA!: O Centro-Oeste tem oferecido grandes bandas de rock and roll ao Brasil tendo Goiânia como um grande centro. Como é a cena roqueira em Campo Grande e que tipo de dificuldades e facilidades vocês encontram por aí? A ideia é permanecer no Mato Grosso do Sul?
CW: A cena roqueira em campo grande é composta pelos mais diversos estilos de rock. Vai do mais underground até o mainstream com essas vagas sendo preenchidas por excelentes bandas buscando o profissionalismo. Profissionalismo esse vindo da forte influência do cenário sertanejo, fortíssimo no nosso lar. É relevante a inspiração vinda de todo esse panorama autoral diversificado e vivo da região.

TMDQA!: Como vocês enxergam o mercado atual da música com essa relação de streaming no digital e vinil no físico tomando conta das coleções pessoais e tornando-se pilar dos lançamentos das bandas?
CW: Um mercado extremamente dinâmico que se movimenta pedindo cada vez mais criatividade e novas perspectivas do caminhar da arte.

TMDQA: Vocês têm mais discos que amigos?
CW: Temos tantos discos quanto amigos. Ambos nos inspiram, incentivam e são essenciais para nossa caminhada. :)

Codinome Winchester no TMDQA!

Essa semana a banda irá invadir o Snapchat do TMDQA! para mostrar os bastidores da sua gravação mais que especial no estúdio Toca do Bandido.

Siga a gente no tenhomaisdiscos

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!