Público de festival

Em sua mais recente edição impressa a revista da Billboard trouxe uma série de números com os valores recebidos por várias peças envolvidas em um grande festival, desde os produtores mais importantes até as bandas que tocam em palcos menores e funcionários da segurança.

Você pode ver quanto ganham alguns deles e os valores astronômicos que giram em torno das principais atrações, enquanto bandas menores ganham cachês algumas dezenas de vezes mais baixos, na sequência.

Promotor do festival/produtor
Recebe entre 5 e 25 milhões de dólares (20 a 100 milhões de reais)
Descrição: planeja o festival, contrata talentos e está ciente de todos os aspectos da experiência. Também assume o risco financeiro.

Agente/empresário de um headliner no palco principal
Recebe entre 60 e 800 mil dólares (240 a 3,2 milhões de reais)
Descrição: Empresários de artistas conseguem uma posição de destaque para seus clientes e recebem uma taxa fixa ou 2 a 10 porcento do cachê do artista.

Headliner de palco principal
Recebe entre 1 e 4 milhões de dólares (4 a 16 milhões de reais)
Descrição: Bandas de primeira classe que normalmente recebem muito mais por um show em festival do que receberiam de cachê em um show “solo”.

Banda de palco pequeno
Recebe entre 500 e 1.500 dólares (2 mil a 6 mil reais)
Descrição: Artistas escalados para os primeiros horários em palcos mais distantes que não tocam por dinheiro, mas sim “pela exposição”.

Segurança
Recebe entre 7,50 e 15 dólares por hora (30 a 60 reais)
Descrição: Os cães de guarda de camisetas que cuidam dos portões e palcos normalmente recebem pouco mais que o salário mínimo.

Valet da experiência VIP
Recebe 250 dólares (1000 reais) por dia
Descrição: Transportando convidados VIP ou cuidando do estoque de cerveja, essas pessoas têm a tarefa de manter os fãs que compraram ingressos caros felizes.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!