Smashing Pumpkins com James Iha
 

O raciocínio é simples: se até o Guns n’ Roses conseguiu ficar em paz e reunir sua formação (quase) original, não há mais desavença nesse mundo que não possa ser revertida.

Brincadeiras à parte, quem também andou reescrevendo sua história foi o Smashing Pumpkins, em noite de gala da simpática turnê acústica In Plaisong.

Em um show ocorrido em Los Angeles no último sábado (26), as coisas acabaram tomando proporções épicas e totalmente inesperadas, e um representante do site Alternative Nation teve a sorte de estar por lá para conferir.

Tudo ocorria normalmente quando, como quem parasse para tomar uma água ou afinar instrumentos, o atual guitarrista Jeff Schroeder saiu do palco rumo aos camarins para, em seguida, ninguém menos do que James Iha entrar em cena para assumir seu lugar.

“Sim, é James Iha,” confirmou o vocalista Billy Corgan à plateia que já explodia em êxtase. Começaram os trabalhos tocando (a clássica) “Mayonaise”, do (clássico) Siamese Dream.

O baterista original Jimmy Chamberlin também estava lá, já que voltou a tocar com Billy Corgan, e acabou-se formando uma espécie de “mistão do Smashing Pumpkins” no palco, quando subiram juntas a nova e a “velha” geração da banda, fazendo a casa vir abaixo de vez. Juntos tocaram “Soma”, “Rocket”, “Spaceboy”, “Today”, “Whir” e “Disarm”.

O desfecho também foi histórico: já ao final da apresentação, durante o bis, o festeiro Billy convocou ao palco um lindo bolo de aniversário – com velas e tudo – e um “Parabéns a Você” para James Iha – que estava há 16 anos sem tocar com a banda.

Mas calma, o parabéns não foi por isso: o guitarrista completava na iluminada noite seus 48 aninhos de idade – a que foi felicitado por todos da banda e da plateia.

Se isso representa o final das históricas desavenças entre ele e Corgan, não sabemos. Se isso tem qualquer coisa a ver com a estranha notícia de que a banda estaria se reunindo, mas apenas para uma ação judicial contra um vazamento de suas músicas, também não sabemos!

Fato é que está aberta a nova temporada de especulações e acompanharemos de perto. Veja com seus próprios olhos alguns vídeos da grande noite.

A última apresentação de James Iha com o Smashing Pumpkins tinha acontecido em 02 de Dezembro de 2000, em Chicago.

Setlist – Smashing Pumpkins em Los Angeles – 26/03/2016

  1. Cardinal Rule
  2. Stumbleine
  3. Tonight, Tonight
  4. The World’s Fair
  5. Space Oddity (David Bowie)
  6. Thirty-Three
  7. Jesus, I / Mary Star of the Sea (Zwan)
  8. Mayonaise (com James Iha)
  9. Soma (com James Iha)
  10. Rocket (com James Iha)
  11. Spaceboy (com James Iha)
  12. Today (com James Iha)
  13. Whir (com James Iha)
  14. Disarm (com James Iha)
  15. Sorrows (In Blue)
  16. Eye
  17. Saturnine
  18. Identify (Natalie Imbruglia cover)
  19. 1979
  20. Stand Inside Your Love
  21. Pinwheels
  22. Lily (My One and Only)
  23. Malibu (Hole cover)
  24. Spaniards
    Bis:
  25. Angie (The Rolling Stones cover) (com James Iha)
  26. Happy Birthday para James Iha
  27. Amarinthine (com James Iha)

Amazing night! @jamesihaofficial happy birthday! @smashingpumpkins #jamesiha #billycorgan #inplainsong #smashingpumpkins

Um vídeo publicado por Fabian Varela (@fabusa101) em