Cinco anos após a separação do R.E.M., o guitarrista Peter Buck, em rara entrevista, detalhou à Rolling Stone o processo de rompimento da banda.

Peter descreveu um encontro do trio mais ou menos assim: “Nós estávamos gravando nosso último disco, Collapse Into Now (2011). Não havíamos feito nenhum anúncio ou algo do tipo. Estávamos juntos e Michael disse ‘Eu acho que vocês entenderão. Eu preciso estar distante disso por um bom tempo.’ E eu disse, ‘Que tal para sempre?’ Michael olhou pro Mike, e o Mike respondeu ‘Por mim tudo bem.’ E assim foi decidido.”

Ele ainda completou: “Nós sentimos que havíamos feito um grande último disco. Os últimos dois discos que fizemos – estou realmente orgulhoso deles. Accelerate (2008) está em meu top 5. Mas nós chegamos em um ponto onde queríamos seguir nossos próprios caminhos.”

Estou realmente orgulhoso pelo fato de que chegamos ao fim em 2011 com os ideais que começaram em 1980. Há um par de gravações que não estão muito boas. Mas há um par de gravações do Bob Dylan que não são muito boas.

O guitarrista ainda enfatizou o fato da banda terminar de maneira amigável, sem nenhum membro processar ou falar mal do outro. “Tecnicamente, a banda terminou. Mas nós não. Apenas não estamos gravando ou saindo em turnê,” finaliza.

Inicialmente um quarteto, o R.E.M. formou-se em 1980 nos Estados Unidos com o vocalista Michael Stipe, o guitarrista Peter Buck, o baixista Mike Mills e o baterista Bill Berry, produzindo ao todo, 15 álbuns de estúdio até o seu fim em 2011.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!