David Bowie - The Image

Não foi fácil pro lendário David Bowie iniciar sua longa e notória carreira cinematográfica. Seu primeiro filme, o curta de terror “The Image”, foi exibido pela primeira vez entre dois filmes pornô em 1967. Com duração de 14 minutos, o material é considerado raro, já que o diretor Michael Armstrong fez esforço para mantê-lo fora do YouTube.
Felizmente, o Arquivo de David Bowie recentemente conseguiu uma permissão do The Wall Street Journal para publicar o filme, inteiramente em preto e branco, mudo e com violência marcante.

Em sua primeira atuação, um jovem David Bowie de 20 anos contracena com Michael Byrne, que interpreta um artista que logo de cara faz uma pintura semelhante ao cantor. Bowie, aparentemente, é uma representação da pintura em forma de fantasma, que persegue o pintor incessantemente.

“O filme foi classificado para maiores de 18 anos. Acho que foi o primeiro curta que foi censurado assim. Pela sua violência, o que por si só foi extraordinário” conta Armstrong, aos 72 anos. O diretor conversou com o Wall Street Journal e descreveu o jovem Bowie como “muito bonito” e “paquerador”, porém admitiu que não foram os fatores determinantes para contratá-lo. “Oh, ele é perfeito para o papel. Foi realmente como dar-lhe um emprego”.

O filme ficou em cartaz durante semanas no Jacey Cinema em 1967, e Armstrong lembra de um dia em que Bowie o chamou para informar-lhe que os clientes iam apenas pela pornografia e ficavam profundamente confusos com o curta. “Ele achou hilário”, completa o diretor.

Assista abaixo à primeira experiência do cantor com o cinema:

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!