Spotify desenvolve a Birthing Playlist, especialmente para a hora do parto
 

Em parceria com o obstetra e ginecologista Jacques Moritz, de Nova York, o Spotify criou a playlist perfeita para a hora do parto. É isso mesmo que você leu: existe uma listagem de músicas cientificamente desenvolvida para acompanhar mulheres grávidas desde as primeiras contrações até o momento de dar à luz.

Tudo começou quando o médico em questão percebeu que 70% de suas clientes montavam playlists específicas para o momento da maternidade. Então, ele resolveu, junto ao gigante dos streamings, criar a “Birthing Playlist”, composta por músicas inicialmente lentas e suaves, e, conforme o trabalho de parto ocorre, transformada em algo mais enérgico e intenso.

“A música influencia fortemente o sistema límbico do nosso sistema nervoso central que gerencia nossas memórias, emoções, e como lidamos com medo e a dor”, conta o Dr. Moritz. “Faz muito sentido as mulheres ouvirem música durante o parto como uma fonte de conforto e força. Além disso, os hospitais, especialmente salas de parto, podem ser barulhentos – uma boa playlist ajuda essas mães a se distraírem e se blindarem desses ruídos externos, lidando melhor com o medo e a dor, levando-as a uma experiência de parto mais positiva”, finaliza. A listagem completa de faixas pode ser conferida ao final desta publicação, assim como o link que te direcionará à playlist em si no Spotify.

Caso a futura mãe queira criar sua própria ordem de músicas, o médico recomenda que, primeiramente, os sons sejam reconfortantes. É importante que algumas canções remetam à adolescência da mulher, gerando sensação de familiaridade. Também vale investir em instrumentais bem elaborados, variedade de artistas, longa duração (cerca de dez horas para mães de primeira viagem e cinco para as já habituadas) e letras que abordem temas bonitos e façam a mulher se sentir poderosa, visto que o momento será marcante e é essencial manter essa aura de emoção.

1. Pearl Jam – Just Breathe
2. James Bay – Let It Go
3. Regina Spektor – Don’t Leave Me
4. Sigur Rós – Festival
5. Death Cab for Cutie – Transatlanticism
6. The Lumineers – Ho Hey
7. Norah Jones – Sunrise
8. Craft Spells – After the Moment
9. Xavier Rudd – Follow the Sun
10. Lucinda Williams – Fruits of My Labor
11. John Lennon – Beautiful Boy (Darling Boy)
12. Colbie Caillat – Capri
13. D’Angelo – Really Love
14. Milton Nascimento – Nos Bailes Da Vida
15. Coldplay – Don’t Panic
16. Fleet Foxes – Your Protector
17. Yeah Yeah Yeahs – Maps
18. Kygo Maty Noyes – Stay
19. P!nk – Try
20. Muse – Starlight
21. John Legend – All of Me – Tiesto’s Birthday Remix
22. David Bowie, Queen – Under Pressure
23. U2 – With or Without You
24. Wilco – Impossible Germany
25. Arcade Fire – Wake Up
26. R.E.M. – Nightswimming
27. Patty Griffin – Heavenly Day
28. Iron & Wine – Naked As We Came
29. Beyoncé – Blue
30. Johann Sebastian Bach, Yo-Yo Ma – Unaccompanied Cello Suite No. 1