Por Priscilla Rocha

A Vó Tereza sempre se destacou pelo seu posicionamento e projetos envolvendo a banda. A música com certeza sempre foi o divisor de águas para que as pessoas prestassem atenção em todas as outras atividades. Acredito que são um exemplo de gestão de carreira e profissionalismo de uma banda independente, e a prova disso é o lançamento que fazemos hoje com exclusividade.

Com o “boom” da tecnologia e tudo que vem acompanhando, a banda não ficou pra trás; sempre muito antenada entendeu uma forma de trazer um conteúdo diferenciado e totalmente atualizado. “Se você vier” é lançado não apenas como single, mas com o vídeo super produzido em 360º. Os usuários podem assistir aos vídeos e mover o smartphone ou tablet em torno de si mesmo para diferentes ângulos capturados para o mesmo vídeo.

O mais legal do vídeo é que você consegue assistir pelo ângulo que quiser, dá pra ver tudo o que os músicos fazem!
Confere então a entrevista que fizemos falando sobre a produção do novo material e toda a parte estratégica da gestão de carreira da banda!

TMDQA!: Na descrição de vocês percebi uma afirmação muito interessante ao falar sobre como surgiu a banda, “A ideia surgiu através de um consenso de que existia espaço para novas formas de pensar e de consumir música como entretenimento”. Na visão de vocês quais são essas novas formas de pensar e consumir música atualmente?
Vó Tereza: Olá pessoal! Primeiramente, obrigado pelo espaço! Na nossa visão, queremos dar mais acesso ao público para as nossas músicas, assim como gostaríamos de ter de bandas que crescemos ouvindo. E esse acesso diz respeito tanto no acesso online das músicas, quanto nossos shows.

TMDQA!: Diante dessa visão que vocês possuem nasceu o projeto “Pé na Grama”, no qual vocês levam entretenimento e cultura para alguma praça de São Paulo. Como foi o processo para produzir e fomentar o evento, tratando principalmente do fator de que é uma banda produzindo e não um “produtor cultural”?
Vó Tereza: O Pé na Grama surgiu a partir de um bate papo entre nós sobre como seria um evento perfeito que nossos amigos e nós mesmos iríamos. Então, decidimos que deveria ser gratuito e sem cobranças de entrada, sem “dor de cabeça” e filas para sair, sem seguranças truculentos, cada um poderia trazer o que consumir e ao ar livre. A partir disso, chegamos à conclusão de que as praças públicas seriam locais perfeitos e através de uma pesquisa rápida vimos que há muitas delas amplas e bonitas suficientes que nunca foram utilizadas para eventos. Como uma iniciativa independente, chamamos bandas e DJs parceiros para que o festival fosse mais amigável possível. Outro ponto importante era a aceitação do bairro, portanto fomos atrás de todas autorizações nas respectivas subprefeituras, conversamos com pessoas da região sobre a opinião delas e as convidamos para curtir junto com a gente!

Cada edição foi um trabalho árduo de dois meses de planejamento e execução e muito aprendizado, porque, como disse, não somos produtores culturais. Mas o resultado tem sido maravilhoso e empolgante para as próximas.

TMDQA!: Com a formação de 7 pessoas e toda a correria que sabemos que é para se ter uma banda, como vocês administram as atividades? E quais foram os primeiros passos para hoje terem toda essa bagagem e resultados?
Vó Tereza: Antes da banda, já éramos amigos, e isso facilita muito a convivência. Percebemos que, como temos muitos integrantes, todos devem ceder um pouco para que a agenda e compromissos se conciliem.

Em relação à bagagem, tocamos juntos há muito tempo em festas universitárias e outros tipos de eventos que deixaram a gente bem calejado para os próximos passos. Os resultados vêm em consequência. Não deixamos de pensar em resultados, mas nosso objetivo é fazer o que gostamos e acreditamos e ficamos felizes em ver que estamos no caminho certo.

TMDQA!: Hoje vocês estão lançando o novo single e vídeo de trabalho da banda chamado “Se Você vier”, e mais do que isso, são a primeira banda a lançar um material em 360º. De onde surgiu a ideia e como foi o processo de produção do material?
Vó Tereza: Esse vídeo em 360º foi uma oportunidade que tivemos a partir dos amigos Victor Pollini e Pedro Tejada que trabalham na O2, que juntou com a oportunidade de gravar uma faixa no Estúdio Family Mob no projeto Converse Rubber Tracks. Sempre nos forçamos a pensar em formas diferentes de divulgar a nossa música e tivemos muita sorte de poder contar com esse pessoal, além do Caio Andreatta, do Projeto Capela, que produziu a faixa.

TMDQA!: Hoje na visão de vocês qual a maior dificuldade e bônus para um músico que faz a gestão da própria carreira?
Vó Tereza: Na nossa visão de uma banda no começo de carreira, a maior dificuldade é a informalidade do mercado, onde não há receitas de sucesso como em um mercado corporativo, é difícil encontrar pessoas em quem confiar e cada uma tem métodos e ideias diferentes. Outro ponto é organização própria para determinar quais são os passos, ter tempo e recursos financeiros para dar sequencia nas ideias. A parte boa é poder explorar os caminhos, testar e aprender a cada dia uma coisa nova sobre tudo que permeia o mercado musical.

TMDQA!: Pra finalizar, quais os planos da banda para 2016?
Vó Tereza: Além de tocar e mostrar nossa música, queremos entrar em estúdio para gravar um disco completo!

Clipe em 360

Se você estiver no computador, basta arrastar o vídeo com o mouse para poder fuçar todo o estúdio onde a banda gravou seu clipe e não perder nada da performance que foi gravada.

Já se estiver acessando de um dispositivo móvel, pode apontá-lo para lugares diferentes e/ou girar com ele para que se sinta no meio da sala de gravação.

Divirta-se!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!