Há alguns dias a gente publicou aqui que uma petição online tem o objetivo de que a banda Down, de Phil Anselmo, seja excluída do Download Festival, na Inglaterra, após as saudações nazistas e o grito de “white power” durante o Dimebash.

Se o evento irá cancelar a aparição do Down, não se sabe, mas já se sabe que outro evento, o FortaRock, na Holanda, resolveu fazê-lo mesmo sem pedidos da comunidade.

A organização do festival que tem no line-up bandas como Volbeat, Megadeth, Within Temptation, Disturbed, Gojira, Abbath e mais publicou a seguinte mensagem:

Após os recentes gestos do cantor Phil Anselmo durante o evento Dimebash nos EUA, sua banda Down não é mais bem-vinda no FortaRock. Anselmo terminou o show nos EUA com uma saudação nazista e gritou “white power”. Houve conversas próximas entre as partes nos últimos dias, já que gostaríamos de tomar uma decisão bem informada. Com base nisso, a decisão está tomada em cancelar o show da banda. Queremos deixar claro que não há espaço para racismo ou fascismo no FortaRock.

Após uma meta inicial de 500 assinaturas, a petição para o Download Festival já tem 765 em uma nova meta de 1.000. Você pode assinar por aqui.

O FortaRock acontece nos dias 4 e 5 de Junho no Goffertpark, em Nijmegen.

Phil Anselmo

Após fazer saudações nazistas e gritar “White Power”, Phil Anselmo disse que tudo era uma piada porque as pessoas estavam bebendo vinho branco no camarim. As críticas aumentaram e ele voltou atrás, gravando um vídeo de desculpas.

Robb Flynn, líder do Machine Head, gravou um vídeo contundente pedindo o fim do racismo no heavy metal e fazendo duras críticas a Phil Anselmo. Você pode assistir a ele legendado por aqui.

Angra, Sebastian Bach e uma integrante do Evanescence também fizeram críticas públicas ao músico.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!