Arctic Monkeys - Whatever People Say I Am, That's What I'm Not

A banda britânica Arctic Monkeys foi fundada em 2002, e levou quatro anos para lançar seu primeiro disco de estúdio, Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not, e o fez em grande estilo.

Com hits como “I Bet You Look Good On The Dancefloor”, verdadeiro hino da banda, o Arctic Monkeys se posicionou como um dos nomes mais importantes do rock and roll britânico na metade dos anos 2000 e logo de cara pavimentou seu caminho para uma discografia que hoje conta com cinco álbuns.

Há 10 anos, em 23 de Janeiro de 2006, o grupo lançava seu primeiro disco de estúdio.

Temática e capa

As canções do primeiro disco do Arctic Monkeys abordam, primariamente, a vida noturna de do norte da Inglaterra.

Isso fica bem claro no single que se tornou carro chefe do álbum e também em canções como “You Probably Couldn’t See for the Lights But You Were Staring Straight at Me” e “Still Take You Home”.

A capa do álbum que acabou tornando-se um dos ícones do grupo tem uma foto de Chris McClure, amigo da banda, justamente clicada no Korova Bar, em Liverpool, nas primeiras horas da manhã.

O cigarro na boca de Chris acabou causando polêmica e chamado por muitos de motivador para que as pessoas fumassem. Um dos membros da equipe de divulgação do álbum disse que o caso era justamente o contrário, já que a foto mostrava que o cigarro não fazia nada bem ao cara. De qualquer forma, para evitar problemas, o disco foi divulgado com materiais que tinham artes similares, mas sem o cigarro.

Recepção

O Arctic Monkeys, com sua sonoridade bastante particular e boa reputação na cena independente, atraiu muita atenção desde o início e com o disco de estreia não foi diferente.

Ao ser lançado em 23 de Janeiro de 2006, o disco entrou para a história como o melhor álbum de estreia na história do Reino Unido, com 120 mil cópias vendidas somente no primeiro dia, algo inimaginável para os dias de hoje. Na primeira semana foram 363.735 cópias.

O disco também foi muito bem nos Estados Unidos e praças como Irlanda e Austrália.

A crítica também elogiou o álbum, que tem notas altas na maioria das resenhas a seu respeito, e também falou muito bem sobre como a banda soube divulgar seu trabalho e construir uma base de fãs gigantesca através da Internet.

Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not foi lançado há 10 anos, em 23 de Janeiro de 2006 e vendeu mais de um milhão e meio de cópias no Reino Unido.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!