Radiohead
Foto: Divulgação

Os anos 90 foram muito produtivos para quem é fã de rock and roll, já que o gênero estava em alta no mainstream e as grandes gravadoras apostavam em diversos nomes em todas as partes do planeta.

Um dos nomes quentes do meio da década era a cantora Alanis Morissette, que lançava seu terceiro disco de estúdio, o primeiro de forma internacional, na forma de Jagged Little Pill.

O álbum explodiu com hits como “Ironic”, “Head Over Feet”, “You Oughta Know” e mais, colocando o nome da canadense definitivamente na história.

Na mesma época uma certa banda britânica chamada Radiohead já lançava seu segundo disco, The Bends, após o sucesso estrondoso do álbum de estreia, Pablo Honey, em 1993 muito em função do mega hit “Creep”.

E foi justamente no segundo semestre de 1995, ano em que saíram Jagged Little Pill e The Bends, que rolou a “Can’t Not Tour”, uma turnê oficial do lançamento do disco de Alanis que teve como banda de abertura o Radiohead em algumas datas pelos Estados Unidos.

Além de Thom Yorke e companhia a turnê ainda teve nomes como Imperial Drag, K’s Choice, Loud Lucy, Our Lady Peace e Frente!, e rolou entre 1995 e 1996.

É interessante notar que dali pra frente o Radiohead, mesmo sendo banda de abertura, acabou consolidando a carreira como uma das bandas mais influentes do planeta, com discos como OK Computer e Kid A, lançados no final dos anos 90 e início dos anos 2000.

De forma curiosa, hoje em dia tanto Alanis quanto o Radiohead têm oito discos de estúdio na bagagem.

Outra curiosidade é que durante a turnê, Alanis chegou a cantar “Fake Plastic Trees”, canção do então novo disco do Radiohead.

De acordo com o Uncut, a banda utilizou o “dinheiro fácil” que fez nas datas em que tocou com Alanis nos Estados Unidos para comprar equipamento de estúdio e dar o pontapé inicial no processo de composição de OK Computer, lançado em 1997.

Setlist médio de Alanis na turnê

  1. All I Really Want
  2. Right Through You
  3. Not the Doctor
  4. Hand in My Pocket
  5. Head Over Feet
  6. Mary Jane
  7. King of Intimidation
  8. Forgiven
  9. Perfect
  10. You Oughta Know
  11. Can’t Not
  12. Wake Up
  13. Ironic
  14. You Learn
  15. Your House

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!