Pearl Jam em Belo Horizonte

Texto e fotos por Regiane Avelar

Simpatia, cordialidade e respeito. Estas são as principais características que pretendem definir a passagem da banda americana Pearl Jam – pela primeira vez – em Belo Horizonte, nesta sexta-feira (20/11). Nem a forte chuva que caiu sobre a cidade horas antes do início do show e que persistiu até a entrada da banda, conseguiu desanimar o público de mais de 42 mil pessoas presentes no Estádio Governador Magalhães Pinto – o Mineirão. Foi um show inédito nesta turnê no Brasil, que já percorreu Porto Alegre, São Paulo e Brasília.

Parte da turnê de Lightning Bolt, décimo álbum da banda lançado em 2013, o show em BH reservou algumas surpresas. A que mais emocionou o público foi a sensibilidade e atitude de Eddie Vedder sobre o desastre ambiental ocorrido em Bento Rodrigues, distrito de Marina (MG), com o rompimento de uma barragem de rejeitos minerais. Se esforçando para discursar em português, o vocalista se posicionou e solicitou a reparação dos danos:

“É duro quando grandes empresas usam e abusam de terras apenas para lucrar sem nenhum respeito pelo meio ambiente. Acidentes tiram vidas, destroem rios e, ainda assim, eles conseguem lucrar. Esperamos que eles sejam punidos, duramente punidos e cada vez mais punidos para que nunca esqueçam o triste desastre causado por eles”, disse Vedder, que, na sequência, cantou “Do the evolution”, que fala sobre a evolução da espécie humana a qualquer custo.

Já as surpresas musicais ficaram por conta das canções “Baba O’Riley”, do The Who, e”Imagine”, de John Lennon – momento em que a banda de Seattle aproveitou para falar sobre os atentados terroristas ocorridos em Paris. Mas, se você acha que isso não é surpresa, pois esta última canção já estava no setlist dos outros shows, prepare-se! A grande novidade em Belo Horizonte foi “Black”, interpretada apenas na capital mineira durante a turnê na América Latina.

Hits como “Once”, “Jeremy”, “Porch” e “Even Flow” estiveram ao lado de “Lightning Bolt” e “Sirens”, recém lançadas. Todas, canções que compõe os 25 anos de carreira e sucesso do Pearl Jam e já garantiram mais de 80 milhões de discos vendidos em todo o mundo.

Surpreendendo o público

Se for pra falar de interação com o público, convoque o Eddie Vedder. O simpático fez questão de descer do palco, cumprimentar os fãs, oferecer vinho, autografar um pandeiro e dar de presente a uma aniversariante, além de presentear outros dois sortudos fãs da banda que estavam perto da grade.

Um dos felizardos foi o carioca Felipe Valente (31 anos) que segue a banda há 16 anos. Ele foi o escolhido pelo cantor para receber um dos “presentes”. “Não tem como explicar a minha emoção. O show foi sensacional e agora (quase no final da apresentação) recebo esse pandeiro”, disse engasgado. Felipe já foi a três shows aqui no Brasil e garantiu que este foi o melhor de todos.

pearl-jam-fa-pandeiro

Depois do segundo intervalo e para despedirem de Beagá, “Sonic Reducer” (Dead Boys), “Alive”, “Rocking’ In The Free World” (Neil Young) e “Yellow Ledbetter” encerram a apresentação, que emocionou o público e superou todas as expectativas dos ensopados fãs. E mais que isso, provou que Eddie Vedder (vocal e guitarra), Jeff Ament (baixista), Stone Gossard e McCready (guitarras) e Matt Cameron (bateria) continuam com pique total para mais algumas décadas de carreira e, quem sabe, uma nova aparição em Belo Horizonte.

Agora a banda segue para o encerramento da turnê no Brasil e a última apresentação é no Rio de Janeiro (22/11). De lá irão para Bogotá (25/11) e Cidade do México (28/11).

  1. Rain (The Beatles cover)
  2. Sometimes
  3. Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town
  4. Go
  5. Mind Your Manners
  6. Once
  7. Got Some
  8. Rearviewmirror
  9. Pilate
  10. Even Flow
  11. Infallible
  12. Given to Fly
  13. I’m Open
  14. I Am Mine
  15. Satan’s Bed
  16. Deep
  17. Jeremy
  18. Why Go
    Bis:
  19. Bee Girl
  20. Sleeping By Myself (Eddie Vedder song)
  21. Imagine (John Lennon cover)
  22. Sirens
  23. Do the Evolution
  24. I Want You So Hard (Boy’s Bad News) (Eagles of Death Metal cover)
  25. Corduroy
  26. Mankind
  27. Porch
    Bis 2:
  28. Eruption (Van Halen cover)
  29. Garden
  30. Comfortably Numb (Pink Floyd cover)
  31. Lightning Bolt
  32. Black
  33. Sonic Reducer (Dead Boys cover)
  34. Alive
  35. Rockin’ in the Free World (Neil Young cover)
  36. Yellow Ledbetter