A Oxford University Press é a maior editora universitária do mundo e responsável pelo Oxford English Dictionary, um dos dicionários da língua inglesa mais importantes do planeta.

Desde 2004 os caras resolveram eleger a “Palavra do Ano”, e se em 2013 a eleita foi “selfie”, dessa vez a Universidade mostrou que está ainda mais moderninha: a “palavra” do ano é na verdade um emoji, mais especificamente aquele que traz lágrimas de alegria.

Emoji com lágrimas de alegria, a "Palavra do Ano"

A equipe de Oxford se pronunciou a respeito:

Apesar dos emojis já serem bastante comuns entre adolescentes há algum tempo, a cultura explodiu no mainstream global durante o ano que passou. Os emojis surgiram para personificar um aspecto fundamental da vida no mundo digital que é dirigido ao visual, expressivo emocionalmente e imediatista de forma obsessiva.

Para chegar ao resultado, a Universidade fez uma parceria com a SwiftKey, desenvolvedora de teclados virtuais, que mapeou o emoji mais usado no Reino Unido e nos Estados Unidos.

O segundo lugar nos EUA ficou com esse aqui:

emoji-beijo

Fonte: TIME

Emojis na Finlândia

Vale lembrar que recentemente o governo da Finlândia anunciou o desenvolvimento de emojis próprios que representassem a cultura do país.

Entre eles está um símbolo muito familiar para os fãs de heavy metal.

finlandia-emojis

 

Origens

Os emojis tiveram origem no Japão, entre operadoras de celular de lá e se popularizaram no mundo inteiro quando foram incluídos no iOS, da Apple, e Android.

Com o significado de “foto” + “caractere”, os desenhos mundialmente famosos são utilizados diariamente para representar as mais diversas ações dos milhões de usuários de smartphones.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!