Novembro é praticamente o último mês do ano quando o assunto é música.

A grande maioria de artistas e gravadoras lança seus álbuns até a metade do mês ou programa para que eles saiam no ano que vem e assim tenham mais publicidade, entrem nas listas de final de ano e tenham desempenho melhor.

Mesmo com número baixo de lançamentos, ainda é melhor que Dezembro, onde nossas listas costumam não passar dos 10 títulos, e agora é a hora de se atualizar e conhecer música boa para você finalmente montar a lista pessoal com os melhores de 2015.

Vamos lá?

 

Adele

25

adele-25-capa

Não há dúvidas: o mundo é de Adele.

A cantora está voltando após seu aclamado segundo disco de estúdio, 21, e foi só disponibilizar um vídeo para o single “Hello” que começou a bater recordes e mais recordes e estar nos fones de ouvido de todos, nem que fosse por curiosidade.

Com o seu aguardado sucessor, 25, já há projeções de que Adele tenha uma das maiores vendas iniciais da história, e o hype é merecido. É um disco coeso, muito bem trabalhado e que aproveita bem as várias nuances da temática e da voz da cantora.

Data de lançamento: 20 de Novembro
Gravadora: XL

 

Alanis Morissette

Jagged Little Pill – Collector’s Edition

alanis-morissette-collectors

Não, você não leu errado e não, você não está louco. Nem a gente.

Jagged Little Pill, terceiro disco de estúdio da cantora canadense, foi lançado em 1995 e colocou o nome da moça no mapa com hits como “Ironic”, “Head Over Feet” e “You Oughta Know”.

Para celebrar os 20 anos de lançamento, uma edição especial está sendo relançada em 2015 e há inclusive uma música inédita no trabalho, “The Bottom Line”, gravada durante as sessões do disco.

Data de lançamento: 06 de Novembro
Gravadora: Warner Music

 

Kurt Cobain

Montage of Heck: The Home Recordings

kurt-cobain-montage-of-heck-the-home-recordings

Montage Of Heck é o nome do primeiro documentário sobre Kurt Cobain que tem material autorizado pela sua família.

Quando vasculhou as caixas para descobrir itens que seriam importantes para o filme, o diretor Brett Morgen se deparou com vários registros inéditos do líder do Nirvana em um gravador e o resultado é o novo “disco solo” de Cobain.

Data de lançamento: 13 de Novembro
Gravadora: Universal Music

 

Leftover Crack

Constructs Of The State

leftover crack - constructs of the state

Leftover Crack é uma banda punk de Nova York que traz à sua frente o polêmico vocalista Stza.

Conhecido pela reprovação direta e vocal quanto à polícia, tema recorrente de suas canções, o grupo também protesta contra o capitalismo, luta pelos direitos das minorias e é visto por muitos como controverso, mesmo dentro da cena punk.

Fato é que depois do ótimo segundo álbum Fuck World Trade, lançado em um longínquo ano de 2004, agora o grupo volta com Constructs Of The State, e pelo material que a banda tem disponibilizado até agora, é como se tivesse continuado de onde parou, com louvor.

Data de lançamento: 27 de Novembro
Gravadora: Fat Wreck

 

Horace Green

Jazz Depois da Meia-Noite

horace-green-jazz-depois-da-meia-noite-capa

Por falar em punk rock, o Brasil está muito bem representado no estilo com o novo disco de estúdio do Horace Green, Jazz Depois da Meia-Noite.

Incorporando elementos de gêneros como o rock alternativo e o post-hardcore, o grupo paulistano faz referência às JAMs (jazz after midnight) no conceito do trabalho que traz letras cheias de conteúdo.

Data de lançamento: 11 de Novembro
Gravadora: Hearts Bleed Blue

 

Kylie Minogue

Kylie Christmas

kylie-christmas

A cantora australiana Kylie Minogue é uma das mais prolíficas e com conteúdo diversificado do pop, e tem se mantido como nome influente do gênero há um bom tempo.

No décimo terceiro álbum da carreira e o primeiro natalino, Kylie resolveu homenagear o feriado mais bacana do ano através de Kylie Christmas, disco que tem tradicionais canções natalinas bem como músicas próprias.

O lado mais interessante do álbum, talvez, fique com as parcerias: Minogue faz duetos com Iggy Pop, Frank Sinatra e James Corden em três faixas.

Data de lançamento: 13 de Novembro
Gravadora: Warner Music

 

CeeLo Green

Heart Blanche

ceelo-green-heart-blanche

Heart Blanche é o quinto disco de estúdio de CeeLo Green, músico norte-americano conhecido pela sua voz marcante e hits que explodiram nas paradas do mundo todo.

Para o álbum, Green convidou uma série de produtores de peso como Mark Ronson, Brian Kennedy, Eg White, John Hill e mais.

Parece, porém, que não funcionou muito bem, já que o disco tem recebido apenas críticas médias.

Data de lançamento: 06 de Novembro
Gravadora: Warner Music

 

Danzig

Skeletons

danzig-skeletons-capa

Glenn Danzig resolveu homenagear uma série de suas influências em um novo disco de estúdio do Danzig chamado Skeletons.

O décimo trabalho de estúdio da banda traz clássicos de nomes como Black Sabbath, Elvis Presley, Aerosmith e ZZ Top, todos na tradicional voz sombria do músico.

Data de lançamento: 27 de Novembro
Gravadora: Evillive / Nuclear Blast

 

Pope Francis

Wake Up!

papa-francisco-wake-up

Não, Pope Francis não é o nome de uma banda descolada de rock alternativo fazendo piadinha, é sim “Papa Francisco” em Inglês e o disco em questão é dele.

Wake Up! traz canções que variam do rock progressivo (!) a cantos gregorianos, intercalados com discursos do Papa pelo mundo, incluindo três no Brasil que aparecem durante as faixas “Salve Regina”, “La Iglesia No Puede Ser Una ONG!” e “La Fe Es Entera, No Se Licua”.

Data de lançamento: 27 de Novembro
Gravadora: Believe Digital

 

Björk

Vulnicura Strings

bjork-vulnicura-strings

Como o nome bem explica, Vulnicura Strings é uma nova interpretação da cantora islandesa Björk para as faixas de seu mais recente álbum, Vulnicura.

Com a exceção de “History Of Touches”, as canções foram reimaginadas apenas com cordas, de forma bastante intimista.

Data de lançamento: 27 de Novembro
Gravadora: One Little Indian

 

 

The Coors

White Light

the-corrs-white-light-capa

A banda irlandesa The Coors está de volta após um hiato de 10 anos e é justamente esse o período do grupo sem um novo disco de estúdio.

O sucessor de Home, lançado em 2005, vem na forma de White Light, produzido pela banda ao lado de John Shanks (Alanis Morissette, Jane’s Addiction, Hanson) e com 12 faixas no total.

Data de lançamento: 27 de Novembro
Gravadora: Warner Music

 

Beef

Live True

beef-live-true

Beef é o nome escolhido pelo músico Alexandre Marchi para batizar seu novo projeto voltado ao folk, blues e música country.

Alexandre é conhecido no rock independente do Rio de Janeiro, tem seu nome ligado a bandas como Stripclub e Barizon e agora ao lado de Ricardo Nogueira segue em novo caminho com uma sonoridade bem interessante.

Live True é o nome do disco de estreia da banda que tem influências de nomes como Rolling Stones e ZZ Top.

Data de lançamento: 09 de Novembro
Gravadora: Hearts Bleed Blue

 

Justin Bieber

Purpose

justin-bieber-purpose-capa

Purpose é o quarto disco de estúdio do cantor Justin Bieber, que para o trabalho resolveu pedir a ajuda de nomes como Rick Rubin.

O lendário produtor que já trabalhou com nomes como Slayer e Red Hot Chili Peppers, além de mais recentemente Jake Bugg, é produtor executivo do álbum que ainda conta com nomes como Skrillex, Nas, Benny Blanco, Diplo, Big Sean, Halsey e mais.

Data de lançamento: 13 de Novembro
Gravadora: Universal Music

 

Enya

Dark Sky Island

enya-dark-sky-island

Dark Sky Island é o oitavo disco de estúdio da cantora irlandesa Enya, que anunciou detalhes a respeito do trabalho há pouco tempo.

O novo disco vem com muita antecipação por parte dos fãs, já que o último trabalho de Enya havia sido em 2008 com And Winter Came…

Data de lançamento: 20 de Novembro
Gravadora: Warner Music

 

Grimes

Art Angels

Grimes - Art Angels

Claire Elise Boucher, cantora conhecida como Grimes, está de volta.

Seu quarto disco de estúdio, Art Angels, foi trabalhado nos últimos anos e a artista chegou a jogar fora todas as ideias que havia tido para ele para começar o processo novamente do zero.

O álbum conta com participações de Janelle Monáe e o rapper Aristophanes.

Data de lançamento: 06 de Novembro
Gravadora: 4AD

 

Rustie

EVENIFUDONTBELIEVE

rustie-evenifudontbelieve

Rustie é o nome artístico do músico escocês Russell Whyte.

No projeto, ele mistura elementos que vão da música eletrônica ao hip hop passando pelas guitarras, e o resultado é uma sonoridade bastante própria.

Em seu terceiro disco de estúdio, o músico escolheu 15 faixas no que inicialmente seria um EP, mas foi ganhando corpo durante o processo de composição.

Data de lançamento: 05 de Novembro
Gravadora: Warp

 

King Gizzard & The Lizard Wizard

Paper Mâché Dream Balloon

king-gizzard-and-the-lizard-wizard

A banda australiana King Gizzard And The Lizard Wizard foi formada em 2010 e de lá pra cá lançou dois EPs e seis (!) álbuns, sendo um deles já em 2015.

O sétimo está saindo agora na forma de Paper Mâché Dream Balloon e mostra a mistura que a banda faz com rock psicodélico, lo-fi, folk e mais.

Data de lançamento: 13 de Novembro
Gravadora: ATO

 

ARCA

Mutant

arca-mutant-capa

ARCA é o nome pelo qual atende o produtor/DJ venezuelano Alejandro Ghersi.

Nascido em família rica, o músico foi criado em escolas particulares e fala abertamente sobre como sempre teve dificuldades em lidar com isso e com a sua sexualidade.

Hoje vivendo em Londres, ARCA chega ao seu segundo disco de estúdio na forma de Mutant.

Data de lançamento: 20 de Novembro
Gravadora: Mute

 

LE1F

Riot Boi

le1f-riot-boi-capa

Um rapper lança mixtapes e EPs de qualidade, torna-se conhecido na cena, e grava um álbum cheio depois de ter seu nome consolidado entre um dos mais interessantes do estilo.

A história se repete mais uma vez com LE1F, de Nova York, que após trabalhos elogiados aparece com Riot Boi, seu primeiro full-length.

Data de lançamento: 13 de Novembro
Gravadora: XL / Terrible Records

 

SILVA

Júpiter

silva-jupiter

De repente e não mais que de repente, SILVA anunciou o lançamento de um novo disco de estúdio, o terceiro da carreira.

Júpiter é o nome do álbum que será lançado em 20 de Novembro e tem como single de estreia a canção “Eu Sempre Quis”. Tanto o vídeo quanto o som mostram uma nova fase da carreira do músico.

Data de lançamento: 20 de Novembro
Gravadora: SLAP

 

Discos que você deveria ouvir em 2015

Veja nossas listas de meses anteriores nos links abaixo:

 

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!