City And Colour é o projeto de folk/rock alternativo de Dallas Green, músico canadense que ficou conhecido através da banda de post-hardcore Alexisonfire, onde tocava guitarra e fazia vocais.

Não demorou muito para que sua bela voz chamasse a atenção tanto pelo contraste com os berros do AOF quanto por canções que Dallas tocava ao violão, e há 10 anos ele começou a disponibilizar algumas delas na Internet a pedidos de fãs.

O resultado foi tão bem recebido que as músicas foram reunidas e transformadas em um álbum próprio, Sometimes, lançado pela gravadora Dine Alone em 2005.

 

Contexto

O primeiro disco de estúdio do City And Colour foi lançado em um período onde a atividade do Alexisonfire era bastante intensa.

Um ano antes o grupo havia lançado seu segundo disco, Watch Out!, e em 2006 já lançaria o terceiro, Crisis.

Isso fica bem claro no clipe do single “Save Your Scissors”, que acompanha um dia da vida de Dallas e mostra o cara ensaiando com o grupo.

A essa altura, o projeto que hoje em dia tornou-se o principal foco das atenções de Dallas Green, era realmente paralelo, e ganhava atenção quando havia tempo disponível na agenda da atividade principal.

O tempo, a boa recepção do público, os novos discos e a aceitação pelo mercado indie fizeram com que o City And Colour tivesse uma proporção bem maior do que a inicial, e os papéis se inverteram.

 

Equipe

Como as músicas do primeiro disco do City And Colour foram compiladas e retrabalhadas a partir das canções disponibilizadas por Dallas na Internet, todas elas foram gravadas pelo próprio com voz, violão e piano.

Quem produziu, mixou e masterizou o álbum foi Julius Butty, que ainda participou de “Sometimes (I Wish)”.

Se no Alexisonfire o músico contribuía com guitarras distorcidas e riffs intercalados com os de Wade MacNeil, aqui Green optou pelo violão como forma de acompanhar suas baladas que transitam entre o folk e o pop.

 

Legado

Sometimes deixou bem claro, logo de cara, que o City And Colour passaria de projeto paralelo a principal eventualmente.

Com um formato de músicas que haviam agradado os fãs, o disco recebeu o prêmio de Melhor Álbum de Música Alternativa no JUNO Awards de 2007, a principal premiação canadense, e atingiu certificação de Disco de Ouro em 2006.

Em 2009 o álbum foi relançado pela Vagrant Records para que uma versão física estivesse disponível ao público dos Estados Unidos.

Se hoje o projeto de Dallas Green ganhou as proporções que tem, muito se deve a um início de sucesso ligado à base de fãs com Sometimes.

O disco foi lançado em 01 de Novembro de 2005.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!