Texto por Gabriel Von Borell

Fotos por Lucas Dumphreys

Na última sexta-feira (30), os Los Hermanos deram o pontapé na etapa final da sua turnê de reunião em 2015, que contou com quatro apresentações no Rio de Janeiro, terra natal do quarteto. A nova excursão da banda, que não caía na estrada desde 2012, se iniciou em 2 de outubro, em Belém. De lá para cá, o quarteto também se apresentou em Recife (3/10), Fortaleza (9/10), Brasília (10/10), Curitiba (16/10), Porto Alegre (17/10), Belo Horizonte (23/10) e São Paulo (24 e 25/10), até desembarcar, finalmente, na Cidade Maravilhosa.

Assim como na capital mineira, os shows na Marina da Glória tiveram abertura do Pato Fu, grupo que havia excursionado com os Los Hermanos em 2002. A banda liderada pela vocalista Fernanda Takai começou sua apresentação logo depois que o relógio marcou 21h30 e aqueceu o público, que chegava aos poucos, com sucessos como “Perdendo Dentes”, “Eu”, “Canção pra Viver Mais”, o cover de Os Mutantes, “Ando Meio Desligado”, e “Sobre o Tempo”. Quando a Marina da Glória já se encontrava lotada, Marcelo Camelo, Rodrigo Amarante, Bruno Medina e Rodrigo Barba surgiram ao palco em ponto, às 23h30, para delírio dos fãs, saudosos de uma
apresentação do grupo carioca.

Acompanhados de seus competentes músicos de apoio, os Los Hermanos botaram todo mundo para pular e testar suas cordas vocais com “O Vencedor”, “Retrato pra Iaiá”, “Além do que se Vê” e “Todo Carnaval tem seu Fim”. Na sequência, o grupo manteve a plateia super aquecida com “Cadê teu Suín-?”, “Do Sétimo Andar”, “Samba a Dois” e “Condicional”. Já “Azedume” provocou um surto coletivo e “Pois é” acalmou a alma dos fãs, que inclusive “cantam” as partes instrumentais de cada canção. Daí em diante Camelo, que estava mais contido e pouco falou, e Amarante, mais brincalhão e animado, conduziram o público por mais uma experiência catártica através de faixas que tanto emocionam seus fãs, iguais “O Velho e o Moço”, “Sentimental”, “De Onde Vem a Calma”, “Conversa de Botas Batidas”, “Último Romance” e “A Flor”.

Depois no bis, o grupo enlouqueceu a plateia com “Adeus Você”, “Anna Júlia”, “Quem Sabe” e “Pierrot”. Os fãs do Rio de Janeiro podem reclamar que dessa vez os Los Hermanos montaram setlist fixo para toda a turnê, sem nenhuma variação que possibilitasse uma surpresa ao vivo, ou então que parecia ter muita gente na Marina da Glória a passeio (o que prejudicou um pouco a energia que costuma rolar nos shows da banda), mas até mesmo os que já viram o
grupo no passado pareciam curtir a apresentação como se fosse a primeira vez. Mais um ponto para os barbudos.

Setlist:

1. “O Vencedor”
2. “Retrato pra Iaiá”
3. “Além do que se Vê”
4. “Todo Carnaval Tem seu Fim”
5. “O Vento”
6. “cadê teu Suín-?”
7. “Do Sétimo Andar”
8. “Samba a Dois”
9. “Condicional”
10. “Azedume”
11. “Pois É”
12. “Morena”
13. “Um Par”
14. “O velho e o Moço”
15. “A Outra”
16. “Paquetá”
17. “Sentimental”
18. “Primeiro Andar”
19. “Tenha Dó”
20. “Descoberta”
21. “Deixa o Verão”
22. “De Onde Vem a Calma”
23. “Conversa de Botas Batidas”
24. “Último Romance”
25. “A Flor”

Bis:

26. “Adeus Você”
27. “Anna Júlia”
28. “Quem Sabe”
29. “Pierrot”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!