A última sexta-feira recebeu na Arena Anhembi, em São Paulo, diferentes tipos de fãs para dois shows que pareciam unir as mesmas tribos, mas levaram públicos diversos a acompanhar cada qual do seu canto o que era o show da noite.

Os fãs de Deftones chegaram cedo, garantiram canto na grade (para o caso da pista VIP) e declararam seu amor a Chino Moreno e companhia enquanto os fãs de System of a Down assistiam, quietos, esperando o fim da “banda de abertura”. No começo do show do System, os fãs da banda organizaram uma roda e começaram o bate cabeça enquanto a galera do Deftones recuava para os cantos… alguns até foram embora antes do final da apresentação.

Tudo isso misturado a uma chuva que foi engrossando ao longo da noite, à falta de visibilidade do público que não estava na Pista VIP graças aos telões muito mal posicionados do evento, a escolha de local para a instalação do palco que poderia ter sido revista e às oscilações no som, que deixaram tanto Chino Moreno quanto a dupla Serj Tankian Daron Malakian em posição desconfortável com o estouro ou vazio de suas vozes em dados períodos das apresentações, fizeram com que tanto um show quanto outro tivessem momentos memoráveis, porém, não fossem nem de longe inesquecíveis no quesito agradabilidade.

#Deftones em São Paulo #TMDQA

Uma foto publicada por Tenho Mais Discos Que Amigos! (@tmdqa) em

Quando o Deftones subiu ao palco, pouco depois das 22hs, Chino Moreno, Stephen Carpenter, Sergio Vega (que entrou na banda em 2009 para substituir Chi Cheng, morto em 2013)Frank Delgado e Abe Cunningham poderiam esperar qualquer coisa do público paulista. Porém, depois de uma apresentação impecável no Rock in Rio na quinta-feira, ouvir o público mais próximo cantar à plenos pulmões o single “Diamond Eyes” foi no mínimo emocionante. O setlist, já ensaiado deste a apresentação de quinta-feira, animou o público que queria ver a banda, e abrangeu os principais singles da carreira, desde a consagração com o White Pony até o mais recente trabalho Koi no Yokan. Para quem não os conhecia ficou a sensação de que “Esse cara aí canta mó bem, mas eu não conheço nada dessas músicas”. Uma pena: quem conhecia sabe que um show desses não é do tipo que se perde.

Setlist Deftones

      1. Diamond Eyes
      2. Rocket Skates
      3. Be Quiet and Drive (Far Away)
      4. My Own Summer (Shove It)
      5. Sextape
      6. Knife Prty
      7. Tempest
      8. Swerve City
      9. Passenger
      10. Change (In the House of Flies)
      11. Engine No. 9
      12. Headup

 

#SystemOfADown em São Paulo #TMDQA #SOAD Uma foto publicada por Tenho Mais Discos Que Amigos! (@tmdqa) em

Quando os queridinhos da noite subiram ao palco, precedidos de uma longe espera desde o fim do show do Deftones, banhada à muita chuva, revisões mil na montagem do palco e um atraso de quase 20 minutos, tudo era catarse. O auge dos anos 2000, as lembranças do início da década passada e uma chuva de hits fizeram com que a banda de SerjDaron, John DolmayanShavo Odadijan tivesse o público nas mãos desde os primeiros acordes de “I-E-A-I-A-I-O”, música que abriu o show.

O setlist, que repetiu o feito do Rock in Rio, passeou pelos principais sucessos da carreira da banda que não lança nada inédito desde 2005, mas agradou os fãs que cantavam a plenos pulmões cada uma das faixas, fazendo rodas punk, pulando às ordens da banda, girando as capas de chuva para deleite de quem estivesse no palco e desprazer de quem estivesse perto da capa giratória.

De fato, a simpatia de Serj, os crazy eyes e dancinhas tão loucas quanto a guitarra e o vocal de Daron, o eterno cavanhaque trançado de Shavo e a completa reclusão concentrada de John já fazem parte do coletivo brasileiro, graças às turnês da banda que sempre incluem o país. Sucessos como “Prison Song”“Aerials”“B.Y.O.B”“ATWA”“Psycho” com a velha conhecida inclusão de “Physical” em que Daron encarna Olivia Newton-John em uma sessão de “alongamento com guitarra”, e claro “Toxicity” fizeram da apresentação de quase duas horas uma reunião barulhenta, interessante e muito divertida de saudosistas.

A torcida por um aguardado disco novo continua forte.

Setlist System of a Down

  1. I-E-A-I-A-I-O
  2. Suite-Pee
  3. Attack
  4. Prison Song
  5. Know
  6. Aerials
  7. Soldier Side (introdução)
  8. B.Y.O.B.
  9. Soil
  10. Darts
  11. Radio/Video
  12. Hypnotize
  13. Temper
  14. CUBErt
  15. ATWA
  16. Needles
  17. Deer Dance
  18. Bounce
  19. Suggestions
  20. Psycho (“Physical” como música incidental)
  21. Chop Suey!
  22. Lonely Day
  23. Question!
  24. Lost in Hollywood
  25. Vicinity of Obscenity
  26. Forest
  27. Cigaro
  28. Toxicity
  29. Sugar

https://instagram.com/p/8GJO5IiMCI/?taken-by=tmdqa

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!