O segundo dia de Rock In Rio começou com uma banda ligada ao gênero que irá predominar o Sábado: o heavy metal.

A brasileira Noturnall, formada por ex integrantes de Angra e Shaman teve a responsabilidade de abrir os trabalhos e o fez com uma série de clichês do estilo: roupa preta e pesada mesmo no calor do Rio de Janeiro, caveiras pelo palco e até um teclado pendurado em uma corrente, sendo tocado (e segurado) pelo seu responsável na banda.

Voltada a gêneros como metal progressivo e power metal, a banda entoou canções próprias que eram celebradas pelo bom público que já se aglomerava no Palco Sunset desde cedo.

Vale ressaltar aqui que essa é uma característica forte dos fãs de heavy metal, dos mais fieis em todo o rock, e que realmente apoiam as bandas que ouvem e fazem a máquina funcionar.

Se às vezes pecava pelo exagero de elementos no palco, como bailarinas pintadas de zumbi dançando coreografias ensaiadas e praticando pole dance, o Noturnall acabou surpreendendo em alguns momentos quando, por exemplo, trouxe Maria Odette ao palco.

A cantora é a mesma que impulsionou a carreira de Caetano Veloso com uma de suas músicas no Festival da Música Brasileira de 1966 e mãe do vocalista Thiago Bianchi.

Juntos, mãe e filho cantaram “Woman In Chains”, do Tears For Fears, que foi inclusive regravada pelo grupo e ganhou um clipe oficial. Se a aparição parecia estranha na hora, fez muito mais sentido quando colocada no contexto certo.

Quem também apareceu, mas já era esperado, foi Michael Kiske, ex vocalista do influente Helloween, que cantou “Exceptional” da sua nova banda, Unisonic, “Sugar Pill” e “I Want Out”, do Helloween.

Mike Orlando (Adrenaline Mob) também deu as caras em um show que ainda teve cover de “Cowboys From Hell”, do Pantera, como destaque.

A banda paulistana Noturnall usou e abusou dos clichês do heavy metal em seu show do Rock In Rio, mas também soube diversificar a apresentação e aproveitar bem a parceria oferecida pela proposta do Palco Sunset com um de seus ídolos.

Foi um show voltado a um nicho bem específico, mas que mostrou-se satisfeito com o que viu ali colado na grade.

Setlist

  1. Fake Healers
  2. Zombies
  3. Fight The System
  4. No Turn At All
  5. Woman in Chains (Tears for Fears cover) (com Maria Odette)
  6. Cowboys From Hell (Pantera cover)
  7. Nocturnal Human Side
  8. Exceptional (Unisonic) (com Michael Kiske e Mike Orlando)
  9. Sugar Pill (com Michael Kiske e Mike Orlando)
  10. I want out (Helloween) (com Michael Kiske e Mike Orlando)