No último final de semana aconteceu uma marcha de representantes de movimentos extremistas de direita na cidade de Columbia, nos Estados Unidos.

Por lá, os caras andaram pelas ruas em defesa da “Confederate Flag”, bandeira que tem causado muita controvérsia desde que um jovem branco invadiu uma Igreja frequentada por negros na cidade de Charleston e matou nove pessoas.

A bandeira é ligada à Confederação de Estados da América, que existiu entre os anos de 1861 e 1865, em estados do Sul do país onde a economia dependia de escravos negros.

A cidade de Charleston fica na Carolina do Sul, e foi pivô da Guerra Civil Americana que aconteceu no período justamente pelo desejo de separação desses estados, e uma bandeira da Confederação ainda tremulava por lá até os dias de hoje.

Após os assassinatos em Junho, a população de todo o país e figuras importantes como o próprio presidente Barack Obama passaram a questionar o significado da bandeira, e milhares pediram por sua remoção da sede do governo local.

13 horas de debate foram necessárias para que os políticos locais decidissem pela remoção da bandeira e uma onda se espalhou pelos Estados Unidos: diversas lojas e até mesmo fabricantes de bandeiras pararam de comercializá-la, dando início então aos protestos de extrema direita.

Voltando ao último final de semana, um vídeo divulgado pelo Huffington Post mostra um grupo de pessoas ligadas à Ku Klux Klan que marcham pela cidade de Columbia enquanto um músico local presta uma “homenagem” com uma tuba.

Na trilha sonora, sons como “Flight Of The Valkyries”, de Wagner, em uma bela de uma trollada ao melhor estilo “desenho animado” e Matt Buck, que tocou o instrumento, disse que seu objetivo era envergonhar os caras que estavam indo para o protesto, “o que eu acho que aconteceu um pouco.”

Você pode ver logo abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!