Autoluminescent- Rowland S. Howard - in-edit brasil

Textos: William Galvão e Rakky Curvelo

A 7ª edição do Festival Internacional de Documentário Musical, In-Edit Brasil, começa nesta quarta-feira, 1º de Julho, em São Paulo, e segue até o dia 12 com uma extensa programação gratuita ou de baixo custo (até R$ 12). Depois, o evento segue para Salvador, na Bahia, de 14 a 19 de Julho.

A capital paulista tem cinco salas de cinema com exibições: Cine Sesc, Matilha Cultural, Cinemateca Brasileira, Cine Olido e Cine Cultural São Paulo. A equipe do TMDQA! deu uma vasculhada na programação e fez uma lista com os 10 filmes que mais queremos ver dessa edição. Veja na sequência:

I NEED A DODGE! JOE STRUMMER ON THE RUN

10 documentários musicais que queremos ver no In-Edit 2015

Joe Strummer, líder do The Clash, cansado da fama, das brigas com seus companheiros de banda e do showbiz, tenta viver anonimamente na Espanha. Em um bar, é reconhecido por alguns músicos locais. Dessa amizade, muitas histórias nascem. Entre elas, a obsessão de Joe em conseguir um Dodge, que tempos mais tarde, esquece onde estacionou em Madrid, perdendo para sempre seu sonhado carro.

Para encontrar o automóvel e relembrar esses dias, o diretor Nick Hall sai à procura de documentos e dos amigos espanhóis de Strummer.

Direção e Produção: Nick Hall (Espanha, 2014)
Duração: 67 minutos
Exibições:
Cine Olido – 3/7, às 19h
Cinemateca Sala Petrobrás – 9/7, às 17h30

SEM DENTES – BANGUELA RECORDS E A TURMA DE 1994

10 documentários musicais que queremos ver no In-Edit 2015

A história do selo Banguela Records é uma das mais estranhas do rock brasileiro. Liderado por Carlos Eduardo Miranda e financiado pelos Titãs, o selo lançou alguns dos nomes mais importantes do rock alternativo brasileiro nos últimos 20 anos como Raimundos, Mundo Livre S/A, Little Quail & The Mad Birds, Maskavo Roots, entre outros.

Ricardo Alexandre dirige o filme, onde Dado Villa Lobos, Nando Reis, Charles Gavin, Samuel Rosa, Gastão Moreira e outros implicados relembram os fatos por novas perspectivas, soltam o verbo e entregam todo mundo. Uma celebração em grande estilo desse grande ícone dos anos 1990.

Direção: Ricardo Alexandre
Duração: 135 minutos
Exibições:
Cine Olido – 4/7, 17h – com as presenças do diretor Ricardo Alexandre e do produtor Alexandre Petillo
Cinemateca Sala Petrobrás – 5/7, 17:30h – com as presenças do diretor Ricardo Alexandre e do produtor Alexandre Petillo
CCSP – 10/7, 20h

ALIVE INSIDE

Alive-Inside_in-edit Brasil

Dan Cohen, fundador da ONG Music & Memory, desenvolveu um projeto para demonstrar que a música, no uso da recuperação da memória e de algumas disfunções mentais, funciona melhor que o tratamento feito por medicamentos.

O documentário de Rosseto-Bennett mostra a luta de Dan em hospitais americanos, entrevista pacientes, familiares, enfermeiros e especialistas e mostra que o amor à música é mais que uma necessidade: é um apoio às nossas melhores memórias.

Direção: Michael Rossato-Bennett
Duração: 78 minutos
Exibições:
Cinesesc 3/7, 17h
Cinemateca BNDES, 10/7, 18h

 RACIONAIS MC´s – 25 ANOS DE MOVIMENTO

10 documentários musicais que queremos ver no In-Edit 2015

A banda paulistana de Hip Hop Racionais MC’s é sem dúvida um dos maiores expoentes da cultura negra no Brasil. Porta-vozes de uma ampla faixa da sociedade, “os quatro pretos mais perigosos do país”  têm mais de 25 anos na estrada, mudando consciências e alertando seus fãs sobre as arapucas do sistema.

Neste TCC, Bia Bem faz um retrato do quarteto entrevistando o entorno mais próximo da banda, que não concede entrevistas nem autoriza biografias. Oitenta minutos para mergulhar no universo dos Racionais MC’s e se deixar levar.

Direção: Bia Bem
duração: 80 minutos
Exibições:
Cine Olido – 5/7, 15h – com a presença da diretora Bia Bem e do produtor Guilherme Otero
CCSP – 10/7, 18h – com a presença da diretora Bia Bem e do produtor Guilherme Otero

https://www.youtube.com/watch?v=nDPy15GBWS4

SUPER DUPER ALICE COOPER

10 documentários musicais que queremos ver no In-Edit 2015

Vincent Damon Furnier é conhecido mundialmente como Alice Cooper, um pioneiro do Horror Show. Mas qual é a linha que separa Vincent, o Vince, para os amigos, do rockstar Alice?

No início, em 1970, a banda Alice Cooper era formada por cinco membros, entre eles Vince. Com o tempo, Vince assume uma nova personalidade no palco e depois passa a ser chamado de Alice Cooper. O tempo passa e Vince passa a ser Alice 24 horas ao dia.

Muito dinheiro, ciúmes, brigas e excessos depois, os diretores Sam Dunn, Scot McFadyen e Reginald Harkema usam um vasto material de arquivo para revelar esse mito.

Direção: Reginald Harkema, Scot McFadyen e Sam Dunn
Duração: 87 minutos
Exibições:
Cinesesc – 2/7, 21h
Cine Olido – 11/7, 15h

PREMÊ – QUASE LINDO

premê-quase lindo - in-edit brasil

Há 40 anos na estrada, o Premeditando O Breque não teve grande aceitação no rádio ou um sucesso estrondoso entre o grande público, mas ganhou fãs e o respeito da classe artística com suas canções bem humoradas.

O filme de Danilo Moraes e Alexandre Sorriso mostra os caminhos trilhados pelo grupo. O início da Escola de Comunicação e Artes da USP, os tempos no Lira Paulistana, o estouro de “São Paulo, São Paulo”, suas tiradas geniais e todos os elementos que fizeram do Premê uma referência na Vanguarda Paulista estão aqui.

Direção: Alexandre Sorriso e Danilo Moraes
Duração: 70 minutos
Exibições:
Cinemateca Sala BNDES, 4/7, 20h – com a presença dos diretores Danilo Moraes e Alexandre Sorriso
Cinesesc, 5/7, 19h
CCSP, 11/7, 18h

MR. DYNAMITE: THE RISE OF JAMES BROWN

10 documentários musicais que queremos ver no In-Edit 2015

James Brown não é apenas o Godfather of Soul, mas é também do Funk, do Hip Hop e de parte da música dançante feita a partir dos anos 1950. De um talento inegável, ele revolucionou a música com sua banda, suas canções e principalmente com suas interpretações explosivas.

Do aclamado diretor Alex Gibney e produzido por Mick Jagger, Mr. Dynamite: The Rise of James Brown mostra o início de sua carreira até seu envolvimento com a luta pelos direitos civis nos Estados Unidos, com entrevistas e imagens inéditas.

Direção: Alex Gibney
Duração: 120 minutos
Exibições
Cinesesc – 7/7, 21h
Cine Olido – 11/7, 19h

HEAVEN ADORES YOU

elliott-smith-heaven-adores-you-in-edit-brasil

O músico e compositor americano Elliott Smith foi lançado à fama, indicado ao Oscar de melhor canção original e ficou conhecido como um dos maiores talentos de sua geração. Infelizmente, todo este sucesso não garantiu que ele superasse sua tendência à solidão e, aos 34 anos, o cantor teria cometido suicídio (a autópsia não é conclusiva).

Por meio de entrevistas com amigos, namoradas, parentes e companheiros de estrada, podemos conhecer melhor o personagem, seus problemas, ilusões, seu entorno e sua carreira meteórica.

Direção: Nickolas Rossi
Duração: 104 minutos
Exibições
Cinesesc, 6/7, 19h
Cinemateca Sala Petrobrás, 9/7, 15:30h

MY NAME IS NOW, ELZA SOARES

mynameisnow-elza-soares-in-edit-brasil

Uma voz inconfundível se solidificou por meio do swing, personalidade forte e carisma de Elza Soares, um destaque entre os gigantes da música brasileira.

Neste documentário/ensaio, temos Elza cara a cara com o espelho, e conhecemos seus pensamentos sobre a música, o público, suas feridas, frustrações, desafios, a vida, a pobreza e principalmente a tristeza da cantora.

Direção: Elizabete Martins Campos
Duração: 71 minutos
Exibições:
Cinesesc, 3/7, 19h – com a presença da diretora Elizabete Martins Campos
Matilha Cultural, 8/7, 20:30h
CCSP, 9/7, 20h

AUTOLUMINESCENT: ROWLAND S. HOWARD

Autoluminescent- Rowland S. Howard - in-edit brasil

Rowland Howard e Nick Cave formaram, nos anos 1970, o grupo The Birthday Party, um projeto performático, com raízes no punk e na poesia. Desde então, sua lenda como músico talentoso não parou de crescer.

Para fugir dos excessos, Nick formou o Bad Seeds, enquanto Rowland seguiu em carreira solo.

Falecido em 2009, Rowland S. Howard deixou uma obra genial e um grande vazio musical. Seus amigos e parceiros lembram das histórias e revivem o mito do grande guitarrista neste documentário.

Direção: Richard Lowenstein e Lynn-Maree Milburn
Duração: 110 minutos
Exibições:
Cine Olido, 8/7, 19h
CCSP, 12/7, 18h

Menção Honrosa

Neste ano, o homenageado do In-Edit Brasil é o diretor Murray Lerner. O festival celebra sua obra e traz cinco importantes títulos do cara na programação, entre eles, o vencedor do Oscar de melhor documentário em 1981, From Mao to Mozart: Isaac Stern in China. Entre os filmes de Lerner, selecionamos um que você não pode perder de vista:

LISTENING TO YOU: THE WHO AT THE ISLE OF WIGHT 1970

WHO IOW cover - in-edit brasil

Depois de gravar a Ópera Rock Tommy e fazer um show memorável no Woodstock, o The Who alcançou seu auge em 1970. O registro do show da banda inglesa mostra Pete Townshend, Keith Moon, Roger Daltrey e John Entwistle (trajando seu memorável macacão de esqueleto) em um set cheio de energia e atitude, onde não faltam clássicos e volume.

Direção: Murray Lerner
Duração: 86 minutos
Exibição:
Sessão Open Air (Cinemateca), 11/07, 20h

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!