Foto: Link

Ontem publicamos aqui uma lista da Billboard que traz o valor recebido pelos mais diferentes “cargos” envolvidos em um show.

Do guitarrista ao “bolador de cigarros”, os valores mostraram quanto recebem, em média, engenheiros de som, operadores de luz e mais.

Hoje trazemos outro estudo, também da Billboard, focado em quanto artistas, dos mais variados portes, ganham anualmente.

No gráfico é possível ver que um “artista em desenvolvimento”, que tenha uma gravadora, vendas de no mínimo 60 mil discos e toque no rádio, leva entre 280 e 960 mil dólares pra casa por ano, ou entre 840 mil e quase 3 milhões de Reais.

Estrelas com turnês em grandes estádios e/ou que tenham seus discos no Top 5 das paradas, ficam na faixa de 14 a 70 milhões de dólares, ou 42 a 210 milhões de Reais, valores parecidos com o que recebem “artistas consagrados”, como The Beatles, AC/DC e Bob Dylan, mesmo que não estejam com discos nas paradas.

Do outro lado da tabela estão posições que rendem bem menos, como músicos de rua, que recebem entre 50 e 100 dólares por dia e músicos contratados, cujo cachê varia entre 100 e 2.500 dólares, também por dia.

Você pode ver a tabela logo abaixo, que ainda traz outro levantamento mostrando quanto artistas gastam com empresários, e um terceiro que mostra ganhos por participações e produtos: tocar no Saturday Night Live, por exemplo, rende no máximo mil dólares por pessoa, enquanto o desenvolvimento de uma peça de roupa exclusiva pode chegar a 3 milhões de dólares mais porcentagem.

Fonte: Billboard

billboard-ganhos-artistas

billboard-ganhos-artistas-2

Valores recebidos por artistas; Saturday Night Live, produtos, Britney Spears, Pharrell, Mariah Carey

Valores pagos para DJs

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!