Nesta semana, uma carta nunca antes divulgada de George Harrison para o DJ Paul Drew, mudou um pouco o entendimento da história dos Beatles que milhares de fãs têm, ao redor do mundo.

O documento, nunca antes revelado, trouxe novas informações a respeito de uma gravação no famoso Stax Studios, em Memphins, que os Beatles fariam em 1966, e da qual desistiram porque não queriam ser explorados.

A gravação seria produzida por Jim Stewart e a razão da desistência foi explicada por Harrison na carta, com as seguintes palavras:

Todos nós gostamos muito da ideia, mas as pessoas atualmente estão ficando completamente malucas com ideias a respeito de dinheiro a partir da menção do nome “Beatles”, por isso, o projeto falhou miseravelmente.

Boatos a respeito da proposta do Stax já haviam circulado anteriormente, mas a justificativa para a desistência sempre foi a formal “razões de segurança”.

Outra grande surpresa trazida à tona pela carta é que, em 1996, os Beatles estavam considerando seriamente a possibilidade de trabalhar com o produtor Jim Stewart, outra ideia que veio abaixo. Com esta desistência, todo o material produzido pela banda, inclusive os álbuns posteriores a este momento e até o fim da carreira do Fab Four, passaram pelas mãos de George Martin. A carta foi recentemente posta à venda, na coleção de artigos de rock de Jeff Gold, que adquiriu o artefato da viúva de Drew um pouco depois de sua morte, em 2013.

Quando eu li sobre o Stax, eu pensei – “que porra é essa?” – disse GoldEu passei um bom tempo pensando a respeito disso e eu sei que essa é uma grande revelação. 

Carimbada com data de 7 de Maio de 1966, a carta foi escrita quando os Beatles estavam no começo das gravações de RevolverO disco que estamos gravando agora deve ficar pronto perto de Outubro, também escreveu Harrison, no documento. Mas eu soube que a Capitol quer que nós façamos um disco intermediário, com gravações não lançadas do Rubber Soul, algumas músicas velhas e duas ou três canções inéditas que nós acabamos de cortar… Bom, eu estarei fora do estúdio a qualquer minuto, assim que John e Ringo chegarem, finaliza George no documento.

Carta_Inédita_George_HarrissonCarta_Inédita_George_Harrison_2 Carta_Inédita_George_Harrison_3 O disco intermediário que Harisson cita acabou se transformando em Yesterday and Todaytrabalho lançado apenas nos Estados Unidos e Canadá, com músicas do Help!Rubber Soul e do próprio RevolverA avaliação geral é que a Capitol fazia praticamente tudo o que queria com os discos dos Beatles na época, completou GoldPerceber que George tinha a ideia de que “Yesterday And Today” ia sair bem antes do que realmente saiu foi uma espécie de revelação que me surpreendeu, finaliza.

Paul Drew era um grande DJ de rádio e diretor de um programa que viajou com os Beatles entre 1964 e 1965, ficando muito amigo da banda. O documento está avaliado em US$ 20.000 e Gold estima que esse valor possa aumentar. Bob Dylan está em alta, assim como os Rolling Stones e Jimi Hendrix. Depende do que você encontrar, mas os Beatles são os artistas mais procurados por colecionadores. 

Fonte: Rolling Stone

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!