O Spotify disponibilizou números de sua plataforma onde resolveu analisar quais são os gêneros que têm, como seguidores, os fãs mais “leais”.

Para isso, selecionou artistas que são fundamentais para os gêneros estudados e dividiu o número de streams de cada um deles pelo número de ouvintes. Dessa forma, o Spotify chegou a números que retratam quanto o fã de cada gênero retorna aos pilares do mesmo.

Em primeiro lugar, logo à frente de Pop, Folk, Country e Rock, apareceu o Heavy Metal, com uma grande margem em relação aos outros estilos.

Para chegar aos números, foram considerados “pilares do gênero” nomes como Metallica, Slayer, Judas Priest, Iron Maiden, Sepultura, Pantera, Cradle Of Filth e Anthrax.

spotify-lealdade-generos

Brasil

No Brasil, a situação é diferente: quem domina a pesquisa do Spotify é o gênero “Brazilian Punk”, ou o nosso bom e velho Punk Rock.

Em seguida aparece outro gênero ligado ao rock’n’roll, o “Rock Gaúcho”, e a MPB vem em terceiro. O Heavy Metal, líder global, aparece em quarto.

spotify-lealdade-generos-brasil

Spotify e o Heavy Metal

Em uma matéria a respeito do resultado, o site Mashable entrevistou um dos diretores da Relapse Records, nome forte do novo heavy metal, Bob Lugowe.

De acordo com ele, a comunidade do estilo é muito dedicada e compra discos, camisetas, material especial e boa parte dos itens que são disponibilizados em relação às suas bandas favoritas.

Ele diz que o Spotify é bom, mas serve mais como uma maneira de divulgar o artista do que gerar renda, já que muita gente tem acesso à plataforma, mas os valores repassados a bandas e gravadoras são baixos: “os músicos dizem que já pagaram seu aluguel com cheques de royalties, mas nunca pagaram com rendimentos do Spotify.”

Você pode ler a matéria com a entrevista do Mashable clicando aqui.

A pesquisa do Spotify pode ser encontrada aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!