“Momento Palco” é o nome de um novo programa do Canal Bis que tem como objetivo principal relembrar a rica história da música brasileira, principalmente ao vivo, através de trechos de shows de artistas conhecidos em episódios temáticos.

O nosso Guilherme Guedes é o responsável pelo programa, desde seleção do material até a apresentação, e diz que haverá temas como “Anos 80”, com Os Paralamas do Sucesso, Capital Inicial e Blitz, “Encontros” com Nx Zero e Emicida, Skank e Negra Li e outras parcerias da música brasileira, e diversos outros divididos em 16 episódios.

Conversamos com ele a respeito do projeto e você pode ver qual é a ideia de “Momento Palco” logo abaixo.

TMDQA!: Qual foi a motivação para o desenvolvimento de “Momento Palco”?
Guilherme Guedes: O projeto foi desenvolvido pela direção do canal Bis, que me convidou para selecionar o conteúdo, escrever o roteiro e apresentar. Basicamente, eles queriam botar no ar vários shows que tinham em arquivo, com direitos liberados pra transmissão, mas não queriam jogar os shows soltos, queriam informações legais pra complementar o programa. E só com música brasileira, música popular, música que as pessoas já conhecem, mas com um “extra”, que são as informações ou curiosidades que eu apresento antes de cada música.

TMDQA!: Como foi guiada a seleção de material para o programa? Como você se orientou para incluir ou deixar de fora certos materiais?
Guilherme Guedes: Isso dependeu do tema do episódio. Assisti a muita coisa, e além do arquivo de shows que o canal já tinha, conseguimos os direitos de mais alguns, e em cima do que tínhamos, desenvolvemos o conceito de cada episódio. Por uma ou outra questão burocrática, às vezes não podíamos usar o material de um artista ou outro, então eu me desdobrava pra falar sobre aquele tema sem ignorar um artista ou um compositor importante.

Fizemos um especial Caetano Veloso, por exemplo, onde selecionei performances de vários momentos da carreira dele. Mas as músicas aparecem na ordem cronológica como foram lançadas, então contam a história da carreira dele de um jeito diferente. Em outro programa, selecionei tributos a nomes populares da música que já morreram, como Tim Maia e Raul Seixas. Tem até um episódio sobre a nova geração do sertanejo, o que foi um desafio pra mim que não sou tão familiarizado com o estilo. Mas tentei abordá-lo dentro da evolução da música caipira chegando até o sertanejo pop de hoje, com um texto diferente do “oba-oba” que frequentemente rola quando falamos sobre o momento atual do sertanejo.

TMDQA!: Que tipo de interação você terá com os vídeos ao apresentar o programa?
Guilherme Guedes: Eu geralmente canto as músicas vestindo um figurino que imita o artista, e a cada música, um shot de tequila. Brincadeira (risos). Eu apresento as músicas, coloco dentro do contexto do episódio, e sempre que possível, encaixo uma ou outra curiosidade sobre aquela música, aquele artista ou aquele compositor. Na pesquisa do programa, por exemplo, descobri que o “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa, na verdade saía às 22h59, ou que “Retrovisor”, uma das músicas que mais gosto da Céu, foi escrita sobre a vida na estrada, viajando pra tocar, e tal. São pequenas informações que às vezes passam despercebidas, mas nos oferecem um novo ponto de vista sobre uma música que já conhecemos.

Momento Palco

O programa irá ao ar a partir do dia 04 de Abril, às 19 horas, no canal de TV por assinatura BIS.

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!