Hoje mais cedo publicamos aqui uma matéria sobre o Tidal, serviço de streaming liderado pelo rapper Jay Z que fez bastante barulho nas redes sociais através de hashtags, fotos de perfil, e mais.

Às 18 horas, no horário de Brasília, começou uma cerimônia de apresentação da plataforma ao mundo e estiveram presentes nomes como Alicia Keys, Madonna, Jack White, Calvin Harris, Chris Martin, deadmau5, Daft Punk e Arcade Fire.

O Tidal foi apresentado como um serviço fundado por artistas para que os artistas sejam os responsáveis pelas apresentações de suas músicas ao mundo, já que as empresas de hoje estão interessadas em “vender hardware e software”.

Na apresentação, os artistas assinaram simbolicamente um documento de início da plataforma, que promete oferecer formatos de áudio de altíssima qualidade e material interativo de bandas, playlists e vídeos.

A não ser pelo fato de ter apoio de grandes nomes de vários estilos musicais, a plataforma não parece ter apresentado nenhuma grande novidade em relação ao que já existe hoje.

O diferencial pode aparecer caso artistas e bandas que utilizem a plataforma comecem a aproximar seus fãs de formas diferenciadas.

Modlife

Um exemplo é a plataforma Modlife, fundada por Tom DeLonge (ex Blink-182, Angels And Airwaves) em 2007.

Através dela, o artista pode monetizar os mais diferentes aspectos de sua carreira, além do básico feito através de singles, discos e clipes.

Com um sistema de assinatura, por exemplo, Tom DeLonge entregava material do AVA em primeira mão, conversava com os fãs através de chats na webcam e mais.

Dois clientes da Modlife são justamente a Third Man Records de Jack White e Kanye West, ambos envolvidos diretamente com o Tidal.

O jeito é aguardar os próximos passos da plataforma.

Você pode ver o vídeo de apresentação do Tidal clicando aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!