RED HOT CHILI PEPPERS

One Hot Minute

one-hot-minute-20-anos

Lançado mundialmente em 12 de setembro de 1995, o sexto disco de estúdio do Red Hot Chili Peppers não foi um grande sucesso de público e mídia, mas marcou época para a banda. Único disco com Dave Navarro nas guitarras, o trabalho é tido como um “seguidor pobre” do clássico Blood Sugar Sex Magic e tem em suas letras composições de Anthony Kiedis falando sobre depressão e abuso de drogas, entre outros temas.

Apesar de não ter sido um “estouro” na época, o disco tem como mérito ter dado os singles “Aeroplane” “My Friends” para o universo.

DAVID BOWIE

Outside

david_bowie-outside-20-anos

Em mais um de seus flertes com um novo estilo, desta vez com a música eletrônica, o camaleão David Bowie apresentou ao mundo em Setembro de 1995 o disco Outside, concebido em parceria com Brian Eno. O trabalho é conceitual e faz parte de uma narrativa sobre arte e assassinato.

O disco também trouxe novos públicos para Bowie, já que teve o hit “Hallo Spaceboy” remixado pelo Pet Shop Boys e o Nine Inch Nails como banda de apoio de toda a Outside Tour.

https://www.youtube.com/watch?v=tkwQHG3JSdg

OASIS

(What’s The Story) Morning Glory?

(What's the Story) Morning Glory?-20 anos

O segundo álbum do Oasis acendia o fogo da parada britânica e colocava a família Gallagher e suas brigas no topo do mundo. Lançado no dia 2 de Outubro de 1995, o trabalho foi gravado entre os meses de Maio e Junho do mesmo ano e produzido pessoalmente por Noel Gallagher com Owen Morris (que também estava na equipe de produção de Definitely Maybede 1994). Impactante desde seu lançamento, é em Morning Glory que se encontram alguns dos maiores sucessos da carreira da banda, como “Wonderwall”“Champagne Supernova” “Don’t Look Back in Anger”.

NO DOUBT

Tragic Kingdom

tragic-kingdom-20-anos

O disco que faz uma alusão ao “Magic Kingdom” da Disney em seu nome é o terceiro trabalho do No Doubt. Sem muitas pretensões, o trabalho também lançado em Outubro, produziu nada mais, nada menos que sete singles, emplacando os hits “Don’t Speak“, “Just a Girl”, “Sunday Morning” e “Spiderwebs” nas paradas de sucesso de vários países.

O álbum também é um dos responsáveis pelo “ska revival”, movimento de gravadoras e produtores musicais em busca de bandas que fizessem músicas voltadas para o ska, na tentativa de encontrar novos talentos, além de estar na lista de 500 melhores discos de todos os tempos da Rolling Stone americana.

PULP

Different Class

pulp different class 20 anos

Outubro de 1995 também foi o mês de o Pulp mostrar um novo trabalho, o quinto da banda, lançado pouco mais de um ano depois de seu predecessor Masters of the Universe. Como foi lançado na Inglaterra no auge do Britpop, muita gente passou a considerar o Pulp uma banda que também representava o “movimento”.

O disco também foi considerado um divisor de águas na carreira da banda, e descrito pela equipe da Allmusic como um trabalho que “joga fora todos os anteriores”. Singles como “Common People” e “Disco 2000” fizeram o trabalho receber diversos reconhecimentos mundo a fora, incluindo o sexto lugar como Melhor Disco de Todos os Tempos, desta vez na lista da NME.

 

GREEN DAY

Insomniac

Insomniac-Green-Day-20-anos

Lançado em Outubro de 1995, Insomniac foi um álbum difícil. Depois de estourar para o mundo e quebrar todos os próprios recordes com Dookie, o trio estava fadado a “não ser tão brilhante”, pelo menos comercialmente, em seu quarto disco.

Insomniac porém foi provando com o passar dos anos ser um grande registro do Green Day, com músicas como “Geek Stink Breath”, “Walking Contradiction” e “Stuck With Me” entre seus grandes sucessos e o terceiro lugar na lista de discos mais vendidos da carreira da banda, atrás apenas do próprio Dookie e de American Idiot, lançado em 2004.

THE SMASHING PUMPKINS

Mellon Collie and the Infinite Sadness

Mellon Collie and the Infinite Sadness - 20 anos

Um álbum duplo, com 28 faixas que também podia ser encontrado em LP Triplo. Foi assim que o Smashing Pumpkins encerrou o mês de Outubro de 1995, com o seu Mellon Collie and the Infinite Sadness. Considerado por muitos um dos marcos da carreira de Billy Corgan e quem quer que lhe faça companhia, o trabalho foi o terceiro álbum de estúdio da banda.

Amplamente premiado, o disco está na lista de 200 álbuns definitivos do Rock in Roll Hall Of Fame e foi eleito o melhor do ano (1995) pela Time, entre outras condecorações. É do Mellon Collie que nasceram as músicas “Bullet with Butterfly Wings”, “Zero”, “Tonight, Tonight” e “1979”, entre outras.

RAIMUNDOS

Lavô Tá Novo

raimundos-lavô-ta-novo-20-anos

Já quase no finalzinho de 1995, o rock nacional nos presenteou com uma pérola. Era Lavô Tá Novo, segundo disco de estúdio dos Raimundos, lançado em 3 de Novembro. O trabalho também está na lista dos que fazem 20 anos em 2015 e que renderam às suas respectivas bandas sucessos de uma vida inteira.

No caso dos Raimundos dá pra lembrar de sons como “O Pão da Minha Prima”“Esporrei na Manivela”, “I Saw You Saying (That You Say That You Saw)”“Eu Quero Ver o Oco”, em um dos discos mais importantes da história do rock nacional.

PLANET HEMP

Usuário

planet-hemp-usuario

Outro representante do poder da música nacional lá em 1995 foi o álbum de estreia do Planet Hemp. Com músicas que abordavam temas “tabu” da época como a legalização da maconha e a violência policial, entre outras temáticas, Usuário colocou a banda em destaque no cenário e trouxe para o Brasil algumas polêmicas que a gente precisava viver.

“Porcos Fardados”“Legalize Já” e “Mantenha o Respeito” são deste disco. Dizer que depois de 20 anos esses temas continuam atuais é saudosismo ou realidade?

ALICE IN CHAINS

Alice in Chains

Alice-in-Chains-Alice-in-Chains-20-anos

Com uma das capas mais tristes da história do rock, que dó desse cachorrinho! o terceiro álbum do Alice in Chains, lançado em Novembro de 1995, também foi triste: abordava temas como depressão e isolamento em suas letras, era lançado após diversas idas e vindas da banda, além de turnês insatisfatórias dos trabalhos anteriores (tanto para o disco Dirt como para o EP Jar of Flies).

Mas toda a tristeza e melancolia envolvidas não fizeram com que o álbum caísse no esquecimento, pelo contrário: foi muito bem recebido por público e crítica e colocou os singles “Grind”, “Heaven Beside You” e “Again” nas paradas de sucessos de todo o mundo.

O álbum também acabou se tornando o último da banda com o vocalista original, Layne Staley, encontrado morto em seu apartamento em 2002.

 

Segunda parte

Veja a segunda parte da lista, com mais 20 discos lançados em 1995, clicando aqui.

20-discos-20-anos-parte-2

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!