PJ Harvey grava álbum na presença dos fãs

Foto por Thanira Rates

PJ Harvey contou que poderia levar 10 anos para lançar o sucessor de Let England Shake, um dos álbuns mais aplaudidos de 2011 e o oitavo de sua carreira.

Porém, felizmente, ela não ficou sem gravar músicas tanto tempo quanto o esperado: Em Agosto de 2013, a talentosa cantora, compositora e multi-instrumentista inglesa divulgou uma canção de protesto inédita, “Shaker Aamer”, que serviu para aumentar as expectativas para seu retorno a qualquer momento. O tal retorno, pelo menos para a gravação de um novo disco, era esperado para 2014, mas Harvey surpreendeu novamente e apareceu em Outubro do ano passado com um cover de “Red Right Hand”, original de Nick Cave.

Agora, deixando feliz o Ano Novo de seus fãs, que já aguardavam para Outubro o lançamento do livro de poesias escrito por Harvey, a inglesa anunciou que entre 16 de Janeiro e 14 de Fevereiro grupos limitados de pessoas (que conseguiram vencer a batalha de comprar os ingressos, já esgotados) poderão assistir, ao vivo, a quarenta e cinco minutos do processo de gravação do nono álbum da artista, que acontecerá dentro de um cubo de vidro, no Somerset House, centro de artes e cultura de Londres. O projeto foi intitulado “Recording in Process” e a ideia é que funcione, de fato, como uma exposição de arte, e que o público experimente “a energia e a forma como acontece o processo de gravação”, nas palavras de Harvey.

As sessões terão convidados especiais e serão produzidas por Flood e John Parish. Cada grupo terá experiência única, exclusiva, pelo fato do processo de gravação ser algo um tanto quanto imprevisível. Ou seja, grupos poderão conferir ensaios de novas faixas, criação de novas músicas, gravação de linhas de instrumentos, de vozes e qualquer coisa que acontecer durante as sessões.

Em tempo, vale dizer que Alain Johannes, amigo de longa data de Harvey e colaborador de nomes como Queens of the Stone Age, Them Croocked Vultures e Chris Cornell, já revelou diversas vezes que espera ter oportunidade para trabalhar com a inglesa.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!