Alcaçuz

Alcaçuz

Alcaçuz, um  quitute da região Nordeste do Brasil, se transforma em nome de banda, quando em 2009 Pedro Ben (Guitarra/Voz), Rafael Ribeiro (Baixo/Vocal) e Javé Montuchô (Bateria/Vocal) se juntaram em Teresina, Piauí. O resultado da junção pode ser conferido no primeiro disco da banda, também batizado de Alcaçuz, que em 12 faixas mistura as influências do pop, do rock, do blues e até do reggae que a banda carrega em seu gingado. Um groove fácil de curtir, de digerir, de gostar.

O disco se abre com “Ninguém nessa cidade me atrai” e um desafio: se você conseguir passar pelos quase 2 minutos de solo da música antes de ouvir a voz de Pedro contar a história de um ilustre desconhecido que ganha fama na cidade que não gosta maisvocê está preparado para o disco.

Destaque para “Trejeitos”, com letra regionalista e um groove que faz dançar, que conta a história de um amor que tem de tudo, menos amor. É um gostar de estar perto, uma admiração dos trejeitos do outro. “Não me pergunte porque” remete à influências que passeiam entre Jimi Hendrix The Police em 5 minutos de puro ritmo e, seguida de “Meu Pior Pedaço” forma o “trio parada dura” do trabalho, impossível não repetir as canções e se indignar com a história do jovem que não quer apenas mostrar sua “face fácil”, mas sim fazer que se encantem também com a sua pior parte.

Com uma levada mais pop, a romântica “Passional” se destaca por contar a história de um amor platônico em que o ciúmes é o personagem principal. Para fechar o disco, “Quem Disse que eu Sei” vem numa levada que mistura Erasmo Carlos Autoramas numa receita médica cheia de contra-indicações (médicas ou não) que remete ao tempo em que a banda se chamava “Filosofia de Farmácia”. Vale a viagem!

O primeiro disco cheio da banda muito mais que mostra seu trabalho, revela a boa safra do rock que vem do Norte e Nordeste do país. Muito mais do que fazer-se ouvir, o Alcaçuz representa uma turma cheia de boas ideias que a gente precisa (e merece) conhecer melhor. Para acompanhar o trabalho do trio, curta seu Facebook oficial e ouça, abaixo, o disco.

Nota: 6 / 10

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!