ratos-noise-2014

ratos-noise-2014

Fotos: Eliane Garcia e Dalila Ribeiro

Texto: Fernanda Meireles 

Colaboração: Gustavo Cruzeiro

A festa de lançamento do Goiânia Noise Festival 2014 aconteceu no dia 4 de Outubro no Centro de Convenções e contou com várias atrações musicais, além da divulgação de parte da programação do festival que está se aproximando.  Sendo o primeiro evento a acontecer no local, com autorização especial da AMMA, o lançamento passou no teste (de permissão para realizar próximos eventos no local, e também de público, que compareceu em peso). Estava com cara de festival (e um festival muito bem preparado), mas ainda era apenas o lançamento de um grande projeto que vem pela frente.

Durante o evento foram divulgadas duas atrações do festival: Matanza e The Murder Junkies. A primeira já é bem conhecida; os cariocas que misturam punk, country e heavy metal têm um público cativo na cidade e costumam lotar as casas de show por onde passam. A segunda é atração internacional, banda americana de punk rock que é mais conhecida por ser a banda de um dos mais insanos vocalistas que já existiu: G.G. Allin (se tiver estômago, procure no Google alguma apresentação ao vivo do moço).

Com shows acontecendo desde cedo, a festa reuniu um público bem característico (e pesado), contando com uma variedade de idades bem interessante devido à programação também bem variada. Foram 10 shows no total: Baba de Sheeva, Atomic Winter, Coletivo Sui Generis, Mad Matters, The Galo Power, DDO, Overfuzz, Boca Seca, Kamura e Ratos de Porão. Desde cedo já havia uma quantidade satisfatória de pessoas no local, e o número foi só aumentando com o passar do tempo.

skate-noise

 

Durante a apresentação enérgica da banda The Galo Power até mesmo alguns skatistas que estavam na pista conseguiam curtir o show (pois a estrutura estava montada de modo que era fácil assistir aos shows que aconteciam de qualquer lugar que você estivesse). O show da DDO também foi pesado. A banda que tem seu estilo definido como “roça core” contou com participações especiais, para ajudar a cantar as músicas e também para fazer uma zona em cima do palco. Até catira (?) rolou no meio de uma das músicas. É a cultura goiana tradicional se misturando ao hardcore, com um resultado no mínimo…diferente. A pinga “Pé de Boi” também foi parte essencial do show da banda, que compartilhou a bebida com o público e com seus “ajudantes”.

ddo-noise-2014

Depois da insanidade “caipira”, o ritmo ainda continuou pesado. A banda Overfuzz realizou mais uma vez uma apresentação de altíssima qualidade. Antes da primeira frase da música inicial já tinha mosh rolando e foi assim durante boa parte do show. Quando o vocalista incitou a platéia a fazer uma movimentação “mais doida ainda”, a situação ficou complicada. O Centro de Convenções ficou pequeno para tanta animação por parte do público. A apresentação ainda contou com música nova e elogios à estrutura do evento.

overfuzz-noise

Em seguida vieram as bandas Boca Seca e Kamura, a primeira reuniu um grande público com seu rap progressivo que vem ganhando cada vez mais força na cena goiana e a segunda se apresentou com o mesmo peso de sempre, o que já é marca registrada de seus shows. Os headliners Ratos de Porão realizaram um show mais curto do que o esperado (pois precisaram terminar a apresentação mais cedo, cumprindo o horário combinado com a organização do evento e com a AMMA). Alguns clássicos da banda como “Aids, Pop, Repressão” e “Crianças Sem Futuro” ficaram de fora da apresentação, mas em compensação algumas músicas do novo disco, Século Sinistro, foram tocadas (como por exemplo: “Conflito Violento” e “Viciado Digital“). Grandes sucessos das antigas apareceram também, como: “Igreja Universal” e “Crucificados Pelo Sistema“. Foi curto, mas foi satisfatório para o grande público que aguardou ansiosamente a apresentação dos paulistas que fizeram o Centro de Convenções tremer (com o peso das músicas e com o público alvoroçado).

Com estrutura muito bem planejada, o evento surpreendeu ao público e aos artistas que estiveram presentes. A iluminação estava sensacional, som de altíssima qualidade e além disso o local contou com alguns pontos que conquistaram mais ainda o público: pista de skate (que esteve cheia durante boa parte do evento), cerveja gelada e uma parte de alimentação bem satisfatória. Um evento de peso que já dá uma ideia do que vem por aí nos dias 5 e 6 de Dezembro!

ddo-noise-2

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!