Queens of the Stone Age
 

Queens of the Stone Age

Texto e fotos por Rakky Curvelo

Hipnótica. Está aí um adjetivo para descrever a sensação de mergulhar no universo de Josh Homme e companhia em um show do Queens of the Stone Age. E foi um pouco desta mágica que a banda trouxe para São Paulo, nesta quinta-feira, 25 de Setembro.

Com a turnê …Like Clockwork a pleno vapor, os fãs brasileiros mereciam uma aparição da banda por aqui sem festivais e shows de uma hora. O pedido foi atendido e às 22h12, depois do pocket show do amigo Alain Johannes, que brindou a plateia com destaques de sua carreira solo, Josh Homme, Troy Van Leeuwen, Dean Fertita, Michael Shuman e Jon Theodore subiram ao palco do Espaço das Américas, lotado desde bem cedo.

Com “You Think I Ain’t Worth a Dollar, but I Feel Like a Millionaire” abrindo o set, o público se animou a esperar clássicos de toda a carreira da banda. O mais recente trabalho, …Like Clockwork recebeu mais atenção no set list, que revisitou grandes momentos da gangue do Elvis Ruivo, mas preservou as músicas novas de “caírem no esquecimento”. A sequência das cinco primeiras faixas comprova: depois de “You Think…” o Queens of the Stone Age mandou “No One Knows” do Songs For The Deaf“My God Is The Sun” “Smooth Sailing” do novo disco e “Monsters in The Parasol” do Rated R. 

Queens of the Stone Age

Sempre gentil, Homme aproveitava alguns momentos do show, basicamente entre os picos de músicas rápidas e as pausas para sons mais “leves” para falar com o público. Em um desses momentos, pouco antes da primeira entre várias rodas de bate-cabeça do público, Josh perguntou: Olá São Paulo… vocês estão bem? … Eu quis dizer… BEEEEEMMM??? com um “Gooodddd” bem puxado para começar a clássica “Feel Good Hit Of The Summer” para delírio do público. A música ganhou um novo tom com a inserção de versos de “Never Let Me Down Again“, do Depeche Mode.

Clássicos como “Little Sister”“Go With The Flow”“Make It Wit Chu”, que ganhou um especial Obrigado por cantarem junto de Josh, e  “Sick, Sick, Sick”, com uma roda de pogo começando e acabando na pista Premium em menos de um minuto (talvez para cuidar das meninas que estavam no ambiente, que eram muitas), tiveram lugar num set para fã nenhum botar defeito. As versões ao vivo de “If I Had a Tail”, “I Sat by The Ocean” e “I Appear Missing”, entre outras do novo disco, tiveram o especial acompanhamento do público, ensaiado e cantando, vibrando e gritando com cada passo que a banda dava no palco.

Já quase no fim da apresentação, Josh surpreende os fãs mais uma vez: “Agora a gente vai tocar uma música que se chama Mexicola” e o público delirou com a música, única do disco Queens of the Stone Age, de 1998, presente no set.

Os brasileiros / paulistas que estiveram no Espaço das Américas provaram que o stoner rock do Queens of The Stone Age é muito bem vindo por essas bandas e que Homme e seu bando têm boas razões para voltar ao país em breve.

Queens of The Stone Age

Set List

  1. You Think I Ain’t Worth a Dollar, but I Feel Like a Millionaire
  2. No One Knows
  3. My God Is the Sun
  4. Smooth Sailing
  5. Monsters in the Parasol
  6. I’m Designer
  7. I Sat by the Ocean
  8. …Like Clockwork
  9. Feel Good Hit of the Summer / Never Let Me Down Again (Depeche Mode)
  10. The Lost Art of Keeping a Secret
  11. If I Had a Tail
  12. Little Sister
  13. Fairweather Friends
  14. Make It Wit Chu
  15. I Appear Missing
  16. Sick, Sick, Sick
  17. Mexicola
  18. Go With the Flow
    BIS
  19. The Vampyre of Time and Memory
  20. Do It Again
  21. A Song for the Dead