led-zeppelin

A emissora de rádio britânica BBC Radio 2 revelou nesta segunda feira (25 de Agosto) o resultado de uma votação que decidiria quais são os melhores riffs da história do rock mundial. O título de melhor riff de todos os tempos ficou com a música “Whole Lotta Love”, do Led Zeppelin.

A votação estava ocorrendo desde Julho no site da rádio e contava com uma lista de 100 músicas pré-selecionadas por especialistas no assunto. Estavam na lista também outros grandes artistas como Guns N’ Roses, AC/DC e Pink Floyd. Confira a lista completa aqui.

Ao saber da notícia, o guitarrista Jimmy Page comentou que estava surpreso e não esperava que isso acontecesse. “Surgiram tantos riffs maravilhosos ao longo do caminho. Eu queria um riff que realmente tocasse, que as pessoas realmente entendessem, e que traria um sorriso ao rosto delas. Mas quando eu o toquei com a banda, isso tudo ultrapassou as expectativas.”

“Havia a intenção de ter esse riff e de que ele causasse um movimento, então ele era meio ameaçador, mas também afável.”

Veja abaixo a lista dos 10 melhores riffs de guitarra de todos os tempos, segundo os ouvintes da BBC:

  1. Led Zeppelin – ‘Whole Lotta Love’
  2. Guns N’ Roses – ‘Sweet Child O’ Mine’
  3. AC/DC – ‘Back In Black’
  4. Deep Purple – ‘Smoke On The Water’
  5. Derek And The Dominoes – ‘Layla’
  6. The Smiths – ‘How Soon Is Now?’
  7. Status Quo – ‘Down Down’
  8. Dire Straits – ‘Money For Nothing’
  9. The Kinks – ‘You Really Got Me’
  10. Pink Floyd – ‘Money’

E aí, vocês concordam com essa lista ou acham que faltou algo por aqui?

Recentemente, o Led Zeppelin apareceu também na lista dos 100 artistas mais influentes da música e a banda lançou edições remasterizadas de seus 3 primeiros discos.

Processo

Vale lembrar que “Whole Lotta Love” sofreu críticas por ter algumas partes “influenciadas” por “You Need Love”, canção de Muddy Waters escrita por Willie Dixon.

Em 1985 a banda foi processada, mas fez um acordo fora dos tribunais em favor de Dixon.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!