neil-young-floresta

O sempre engajado Neil Young se envolveu mais uma vez em um projeto para salvar ou ajudar a melhorar o planeta, através  do site de campanhas Kickstarter. Young se juntou ao grupo Rainforest Connection, que quer salvar as florestas tropicais. Como?

A ideia por trás da campanha é bem simples, mas pode ter um impacto real na preservação da natureza. O equipamento proposto pelo grupo é um telefone celular adaptado com fonte de energia solar e colocado em diferentes árvores pela floresta. Se o aparelho captar o som de serras elétricas, barulho de tiros ou de animais em perigo, em locais em que o desmatamento e a caça são proibidas, ele avisa via aplicativo na hora.

sistema-protecao-floresta-neil-young

Segundo a página da campanha, o sistema de detecção atual se baseia em satélites que mostram a destruição da floresta dias ou até semanas depois. Com o equipamento, atividades de desflorestamento poderão ser localizadas com precisão e em tempo real, enquanto as informações são simultaneamente compartilhadas com qualquer pessoa no mundo, incluindo autoridades locais.

Vale lembrar que 90% do desmatamento atual é ilegal.

Campanha

A campanha já arrecadou $167,299 e levantou a quantia necessária para usar sua tecnologia na África. O próximo destino desejado é o Brasil, onde o objetivo será ajudar a comunidade indígena Tembé a combater o mercado negro ilegal de corte de madeira na Amazônia. A terceira meta do projeto é incorporar o sistema na Indonésia.

Young  se envolveu com uma série de causas ambientais nos últimos anos e recentemente criou e liderou a campanha Pono Music, um tocador de músicas portátil, mas com a melhor qualidade de som possível, também pelo Kickstarter. O projeto atingiu a marca de terceiro mais financiado na história do site, com mais de 6 milhões de dólares arrecadados e quase 20 mil apoiadores.

Engajado e influente.

Se quiser saber mais ou contribuir com a campanha Rainforest Connection, essa é a página.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!