krist-novoselic-entrevista

Eddie Vedder se viu no meio de opiniões das mais diversas a seu respeito depois que deu um discurso contra a guerra em show do Pearl Jam na Inglaterra e publicou uma mensagem no site da banda afirmando que “não importa de que lado as bombas caiam, a guerra machuca.”

Quem veio a público defender o músico foi um colega de profissão, Krist Novoselic (Nirvana), que além de citar o líder do Pearl Jam ainda se aprofundou na questão específica do confronto entre Israel e Palestina:

Obrigado, Eddie Vedder, por se pronunciar a respeito da paz no mundo.

Eddie recebeu críticas por comentários que fez sobre o conflito entre Palestinos e Israelenses. A situação está errada há tanto tempo, que não é surpresa ser tóxico só o fato de falar a respeito.

Sejamos sinceros, a relação entre Israelenses e Palestinos é um desastre! Eu não sei quantas vezes já ouvi as mesmas explicações e desculpas e não importa, há uma catástrofe contínua entre esses dois povos.

Nosso mundo está conectado como nunca anteriormente. As pessoas dos quatro cantos do planeta compartilham cultura e comércio ao clique do mouse. Ao contrário dessa grande convergência da humanidade, Israel está construindo altas paredes de concreto enquanto a Palestina atira foguetes contra elas. Há uma história recente entre esses dois povos, e eu acho que pode haver um futuro que seja mais adequado com o que acontece no resto do universo.

A política do Hamas de não reconhecer Israel é uma rua sem saída. Todas as nossas vidas são resultado do curso da história. Em outras palavras, uma coisa leva a outra, e as nossas circunstâncias nos trazem até aonde estamos. Israel é um estado há 50 anos, e cresceu para 7 milhões de habitantes. Além disso, Israel é uma democracia inclusiva com direitos humanos universais. Na verdade, Israelenses Árabes, como todos seus cidadãos, podem votar em partidos que têm cadeiras no Knesset, a legislatura nacional.

Novoselic ainda expande seus pensamentos a respeito do conflito e você pode ler tudo clicando aqui.

Ao final do texto, ele agradece Eddie Vedder por compartilhar seus sentimentos e diz: “estou com você, meu amigo!”

“Imagine”

Tendo citado a lendária música pela paz de John Lennon, Eddie Vedder tocou a canção “Imagine” durante show solo em festival que rolou em Portugal.

Você pode assistir clicando aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!