os-mutantes-caixa

Por Daniel Corrêa

Considerada por muitos (inclusive esse mero colunista) a maior banda brasileira de todos os tempos, Os Mutantes recebem uma homenagem merecida esse mês com a chegada às lojas de um box especial que reunirá em CD os discos lançados com a formação clássica da banda, além de um álbum bônus com raridades e colaborações.

Originalmente formados por Sergio Dias, Arnaldo Baptista e Rita Lee, além de Dinho Leme nas baterias, Os Mutantes revolucionaram ao introduzir a guitarra na música brasileira com originalidade, psicodelia e bom humor. A curta duração dessa formação rendeu preciosidades como “Balada do Louco”, “Ando Meio Desligado”, “Caminhante Noturno”, “2001” e “Panis et Circenses”. Todas essas poderão ser apreciadas de um modo novo, já que os álbuns inclusos foram remasterizados e tiveram seu trabalho gráfico adaptado do disco original.

Além dos clássicos Os Mutantes, Mutantes, A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado”, “Jardim Elétrico” e Mutantes e seus Cometas no País do Baurets, a caixa acerta ao incluir o ótimo Tecnicolor, disco perdido da banda feito para o mercado internacional originalmente lançado em 1999, e a coletânea inédita Mande Um Abraço pra Velha, que resgata músicas lançadas fora da discografia oficial ou em parceria com outros artistas – como a versão do compacto para “Ando Meio Desligado” ou a história “Domingo no Parque”, com Gilberto Gil.

Esse é mais um acerto da Universal Music, que tem feito um trabalho muito interessante com o (vasto) catálogo que eles possuem. Recentemente destaco as reedições em vinil dos principais álbuns do começo da carreira do Gilberto Gil, as caixas reunindo quase toda a discografia do Chico Buarque e a fantástica reedição do Transa (AKA melhor disco do mundo), do Caetano Veloso. Bom ver que grandes clássicos estão sendo tratados com carinho. Nossos ouvidos (e nossas prateleiras de colecionador) agradecem.

PS: Eles reeditaram o Coisas e o Ouro Negro, do Moacir Santos, e está à venda naquelas banquinhas de promoção de uma grande rede… Corra pra caçar esse tesouro.

https://www.youtube.com/watch?v=6Hs8_oqVfZI

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!