O pessoal do site Digital Music News publica, volta e meia, boas listas dedicadas a ajudar bandas e seus integrantes, principalmente as independentes, com as suas carreiras.

Agora eles compilaram uma com 10 motivos pelos quais as bandas não estão se dando bem nas redes sociais e nós traduzimos e trouxemos para a realidade brasileira pois, utilizadas corretamente, as ferramentas como Twitter, Facebook e YouTube são essenciais, mas quando utilizadas de forma inadequada, acabam afastando fãs e possíveis novos ouvintes.

Leia tudo na sequência!

1 – Seus pedidos por ajuda são muito frequentes

Não entre em qualquer tipo de concurso que pode te dar pequenos prêmios como 250 Reais em equipamentos musicais. Escolha os melhores, que podem fazer com que a sua banda realmente avance na carreira. Como a maioria desses concursos são baseados em votos, ficar pedindo para os fãs e amigos que votem na sua banda a todo momento pode tornar-se algo chato.

Quando você lançar um disco e excursionar, aí sim pode e deve pedir para que seus fãs comprem os CDs e ingressos, e tenha certeza de que está espalhando isso corretamente.

 

2 – Você é MUITO humilde

Há uma linha tênue entre ser humilde e ser irritante. Ser humilde é promover outras bandas que você gosta. Ser irritante é agradecer seus fãs por toda a ajuda A TODO MOMENTO.

 

3 – Você diz o que acha que as pessoas querem ouvir

Fãs não querem seguir bandas que fazem o de sempre. Eles querem saber que as bandas são fodonas e falam o que quiserem para sustentar assuntos em que acreditam. É claro que você pode acabar emputecendo algumas pessoas, mas você irá aumentar o número de pessoas que concordam com cada palavra que você diz.

4 – Você não está fazendo perguntas

Faça perguntas frequentemente. Pode ser relacionado à banda, como “onde deveríamos fazer shows?” ou até perguntas que mostram como é a sua personalidade: “Will e eu estamos discutindo sobre whisky. Ele gosta de Jack e eu preciso de Jameson. Qual é o seu favorito?”

Isso provoca engajamento, debates, interações entre fãs e uma oportunidade de conhecê-los melhor. Você irá perceber que algumas pessoas comentam sempre, esses são seus super fãs. Entre em contato com eles para ajudar com seus produtos quando a banda estiver pela cidade.

 

5 – Você não publica conteúdo que as pessoas querem compartilhar

Você deve postar um balanço interessante entre material de sua banda e sobre coisas que lhe interessam. As chances de que seus fãs compartilhem coisas que são interessantes para vocês e para eles é maior. Como será compartilhado através do perfil da banda, você conseguirá “curtir” e seguidores para ela.

 

6 – Você não publica fotos o suficiente

O Instagram é o vencedor absoluto dos aplicativos de fotos. Publique fotos e vídeos a todo momento. Peça para que seus fãs marquem seus amigos nas imagens. Se puder, faça com que elas sejam engraçadas. Faça perguntas nos vídeos e peça por respostas. Publique um solo de guitarra de 15 segundos e peça para que as pessoas marquem guitarristas.

Você pode linkar a conta do Instagram com o Facebook, mas se citar pessoas no texto, como com @tmdqa por exemplo, mude no Facebook para “Tenho Mais Discos Que Amigos!”

E não esqueça do Twitter! Qualquer foto ou vídeo publicado no Twitter será mostrado na seção de fotos do seu perfil.

7 – Você não está publicando fotos de fãs

A única coisa que os fãs gostam mais do que fotos de suas bandas favoritas são fotos deles mesmos.

Peça para que seu street team envie fotos dos membros colando pôsteres pela cidade. Aí publique no Facebook e marque todos eles. Crie um álbum chamado “Street Team” e as pessoas terão mais interesse em se tornar parte dele.

Tire foto de cima do palco, de seus fãs, e peça para que quando eles chegarem em casa, se marquem nela. Você pode até pedir para que as pessoas se marquem exatamente naquele momento, já que hoje em dia é tão fácil.

Isso ajuda a fazer com que os amigos de seus fãs vejam as fotos e comprem ingressos para shows em suas cidades.

 

8 – Você publica “Em breve!” ou “Fiquem ligados!”

Ninguém está esperando pelo seu próximo álbum. Mesmo as maiores bandas do mundo não estão se dando bem ao adiar seus discos, elas estão perdendo fãs se não continuarem publicando material constantemente. As pessoas precisam de conteúdo agora. Elas não irão esperar. Elas vão partir para outra.

Se você quer falar sobre seu próximo álbum ou turnê, publique a respeito com material bacana incorporado, como vídeos e fotos. Demos, publicações em blogs e outros tipos de material também são legais, assim como tweets de turnês e publicações no Instagram enquanto a banda ensaia.

Publique as datas dos seus shows quando elas estiverem todas confirmadas, de preferência com um pôster.

Se as datas ainda não estão definidas, pergunte para seus fãs onde a banda deveria tocar. Isso gera engajamento.

 

9 – Você não faz ideia de como usar o YouTube

O YouTube não deveria ser usado apenas como um site para armazenamento de vídeos. É interativo. Os autores de vídeos mais famosos do YouTube criam e expandem seus canais através de assinantes – não ficam torcendo para que um vídeo viralize. Você tem que publicar vídeos de qualidade e com frequência.

Os mais bem sucedidos YouTubers publicam vídeos pelo menos uma vez por semana. E sempre inclua links no vídeo para que as pessoas possam se inscrever no canal.

O YouTube deve dar uma mostra do que você é. Você pode publicar covers (um jeito fácil das pessoas acabarem te encontrando) mas não necessariamente. Você pode postar clipes ou vídeos de alta qualidade. Seja criativo, mas seja consistente com a personalidade de quem está publicando os vídeos. Você quer que tanto sua base de assinantes quanto você sejam familiarizados com o conteúdo do canal.

10 – Você só fala sobre sua banda

Você não precisa publicar só conteúdo relacionado à banda. Pelo contrário, os fãs querem te conhecer de maneira íntima.

Inclua seus fãs na viagem. Publique quando você está na praia. Ou publique algo engraçadinho sobre como foi a sua experiência no DETRAN. Dê destaque para fãs que estão fazendo por merecer. Publique textos sobre assuntos que te empolgam ou te deixam irritado.

E se você não é bom ao ser engraçadinho, tente ser interessante!

 

Listas de bandas

Veja outras listas relacionadas a bandas e seus comportamentos nos links abaixo:

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!