Resenha e fotos: Desertfest 2014 (25, 26 e 27 de Abril)

(Hit “Próximo” for the English Version)

Desertfest 2014 em Londres

Resenha e fotos: Desertfest 2014 (25, 26 e 27 de Abril)

Resenha por Sandra Krueger
Fotos por Thanira Rates
Foto Church of Misery por Jessica Lotti

Alcançando a sua terceira edição, o Desertfest vem crescendo e atraindo pessoas de várias partes da Europa e outros lados para a capital mais movimentada da Europa, Londres, precisamente no bairro onde as cenas alternativas acontecem e nas 3 casas que abrigam essa cena em Camden Town: Black Heart, Underworld e Eletric Ballroom.

Camden Town é bem conhecida pelos bares e gigs de Metal/Punk e Rock & Roll, mas nunca se vê tantos cabeludos como aconteceu no último final de semana de Abril (25, 26 e 27): por três dias, Camden foi totalmente invadida por uma atmosfera incrível.

Apesar de ser a menor casa do festival, o Black Heart foi totalmente ocupado na sexta-feira (25), deixando a sensação de que a sala de show virou uma pequena sauna, repleta por fãs de música espremidos e derretendo, entre cabelos voando e o cheiro de cerveja que acabou voando nas jaquetas e nos pés de todo mundo ao som do Stoner/Hard/Psychodelic do Horisont, que realizou um show muito energético e contagiante, com todos os presentes dançando ou fazendo headbanging, enquanto ainda existia uma fila gigante de pessoas esperando do lado de fora para que algumas saíssem para que pudessem entrar.

Resenha e fotos: Desertfest 2014 (25, 26 e 27 de Abril)

No Electric Ballroom, uma casa bem maior em comparação com a anterior, tocava o Spirit Caravan, que recentemente foi reformada. Apesar de parecerem cansados, provavelmente por terem tocado na noite anterior no Deseretfest em Berlim, e a festa deve ter sido boa, ele começaram bem até que algo aconteceu com a caixa da bateria, e o guitarrista/vocalista Scott Weinrich parecia ter se irritado. A banda parou de tocar, ele reclamou um pouco e depois perguntou se alguém tinha um baseado – um fã jogou seu baseado ao palco e Scott parecia feliz de novo depois do primeiro trago; quem não ficou muito feliz foi o dono do cigarro, que gritou ao questionar o amigo ao amigo o motivo dele ter lançado seu baseado. Scott soltou um trago na boca do baixista Dave Sherman e a banda pareceu estar de bom humor de novo, finalizando o primeiro dia de shows do festival, que recebeu no Electric Ballroom o space-psychedelic-rock power trio instrumental The Ultra Electric Mega Galactic, que tem como fundador o guitarrista do Monster Magnet, Ed Mundell.

Clique sobre as imagens para ampliá-las
Resenha e fotos: Desertfest 2014 (25, 26 e 27 de Abril) Resenha e fotos: Desertfest 2014 (25, 26 e 27 de Abril) Resenha e fotos: Desertfest 2014 (25, 26 e 27 de Abril) Resenha e fotos: Desertfest 2014 (25, 26 e 27 de Abril) Resenha e fotos: Desertfest 2014 (25, 26 e 27 de Abril)   Resenha e fotos: Desertfest 2014 (25, 26 e 27 de Abril)

No Sábado (26), todos pareciam excitados: a atmosfera estava ainda mais vibrante em Camden e a banda ascendente da Relapse Records, os norte-americanos ASG, apesar de tocarem cedo, no meio da tarde, lotaram o Electric Ballroom com o som pesado do stoner rock. Para quem gosta de Red Fang, é uma banda para prestar atenção. O último álbum lançado, Blood Drive, foi aclamado pela cíitica e ao vivo soa forte e característico, principalmente pela voz de Jason Shi. O vocalista estava feliz e agradeceu a calorosa plateia que até fantasia de cabeça de porco usava: “Esse é o último show da nossa turnê e não poderia ser melhor! Valeu, Londres!” Nossa fotografa colaboradora, Thanira Rates, conseguiu uns minutos com a banda depois do show pra umas fotos no backstage e uma promessa de entrevista num futuro próximo.

Resenha e fotos: Desertfest 2014 (25, 26 e 27 de Abril)

Clique sobre as imagens para ampliá-las
Resenha e fotos: Desertfest 2014 (25, 26 e 27 de Abril) Resenha e fotos: Desertfest 2014 (25, 26 e 27 de Abril)  Resenha e fotos: Desertfest 2014 (25, 26 e 27 de Abril)  Resenha e fotos: Desertfest 2014 (25, 26 e 27 de Abril)   Resenha e fotos: Desertfest 2014 (25, 26 e 27 de Abril)

Os noruegueses do Kvelertak fizeram a festa no Ballroom com muita energia, especialmente do vocalista Erlend Hjelvik, que contagiava todos em volta e com uma entrada marcante, com chapéu feito de coruja empalhada.

Resenha e fotos: Desertfest 2014 (25, 26 e 27 de Abril) Resenha e fotos: Desertfest 2014 (25, 26 e 27 de Abril)

Em seguida, no Underworld, com o palco todo escuro e com três velas formando o garfo do Diabo, a banda Dragged Into Sunlight tocou um set incrível: às vezes hipinótico, às vezes bem rápido, às vezes afiado como uma navalha e com os vocais black metal rasgando tudo no caminho. Definitivamente, encerrou os shows no Underworld com uma grande atmosfera.

Como último show da noite, em clima de sauna e um cheiro forte de cerveja, a banda escocesa Cosmic Dead apresentou uma overdose de Hawkwind que deixou todo mundo no maior clima de festa.

Já no Domingo (27), era possível notar os rostos de ressaca e de cansaço do público que compareceu aos três dias de festival, mas que ainda tinha muita disposição para a última maratona de shows.

Com uma hora de atraso, finalmente a banda americana Graves at Sea entrou no palco com o comentário do vocalista Nthan Misterek: “Sim ainda estou bêbado”, a banda sludge/doom/drunk entregou à plateia um set curto por falta de tempo, porém muito bem mandado.

Resenha e fotos: Desertfest 2014 (25, 26 e 27 de Abril)

Os japoneses do Church of Misery dominaram o palco do Electric Ballroom, que ficou totalmente lotado e tinha até gente passando mal. O destaque ficou para o final da apresentação, quando transformaram o palco, e o baterista Junji Narita, como sempre,  finalizando o show com o gongo.

A seguir, a plateia foi embalada pela banda Boris, cuja a guitarrista/vocalista Atsuo Mizuno Wata (que se fosse uma personagem de Mangá provavelmente seria a Saya, do Blood) parecia tão frágil e inocente, porém, na verdade, possuía um poder imenso. Ela dominava totalmente a guitarra como a Saya domina a espada. Sua voz suave e embaladora, de repente causa uma explosão de sentimentos em músicas que entregam um pouco de tudo aos fãs.

Pra encerrar totalmente a noite da 3ª edição do Desertfest em Londres, foram escalados os suecos do Kongh no Underworld. Um set brilhante e total engajamento com a plateia, que não parecia saciada ao final do último som, fizeram a banda voltar para mais uma música, encerrando a noite em grande espírito.

Apesar de todos parecerem bem cansados na última noite do festival, todo mundo estava se preparando para um drink de graça e começar a festa de novo no Underworld.

Até ano que vem, Desertfest! Mal podemos esperar!

Clique sobre as imagens para ampliá-las
Resenha e fotos: Desertfest 2014 (25, 26 e 27 de Abril) Resenha e fotos: Desertfest 2014 (25, 26 e 27 de Abril) Resenha e fotos: Desertfest 2014 (25, 26 e 27 de Abril) Resenha e fotos: Desertfest 2014 (25, 26 e 27 de Abril)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!