Alceu Valença - Amigo da Arte

Alceu Valença, que se apresenta nesse fim de semana com ingressos esgotados no Sesc Vila Mariana ao lado da Orquestra Ouro Preto, prova com seu novo disco, Amigo da Arte (Deck), que soube se reinventar olhando para sua obra de modo crítico e pro mundo de modo mágico, criando uma Olinda mítica, quase Pasárgada onde quer que ele passe.

Foi assim quando o vi ao vivo trazendo o carnaval pernambucano para a Fundição Progresso (Rio) no começo de fevereiro, é assim pela discografia dele e vai ser assim nesses shows em São Paulo. A presença de Alceu no palco é forte e ele traz consigo muitos personagens e histórias. Desde a morena Belle De Jour até aquela Mensageira dos Anjos, passando por igrejas e Diabos Loiros.

No novo álbum, Alceu traz o frevo e o clima do carnaval pernambucano para um aspecto íntimo para o ouvinte. Tal qual o amigo do título ele apresenta a vista do carnaval que ele via pela janela de casa na infância, de quando chegou do interior para Olinda. “Ali, passavam os principais blocos da folia. Não bastasse isso, éramos vizinhos de Nelson Ferreira, o maior dos maestros do frevo”, diz Alceu no release do álbum. O disco dialoga muito com um ótimo disco, de 1994, Maracatu, Batuques e Ladeiras.

O respeito e a admiração de Alceu pelo frevo materializa a cidade e todos os que nela vivem segundo suas músicas. É um dos discos mais importantes do ano até agora, pelo valor de expandir essa nação valenciana dentro de Pernambuco que surpreende desde os anos 70.

Aliás, “Valencianas” é o nome do show que Alceu mostra no Sesc Vila Mariana com a Orquestra Ouro Preto. É inacreditável. Alguém tem que transformar isso em registro oficial urgente.

____

Moska se apresenta amanhã (21/03) no Teatro Rival, no Rio, o show do seu mais novo registro ao vivo: “Muito Pouco Para Todos”. O show comemora os 20 anos de carreira do cantor e compositor e clássicos como “Um móbile no furacão”, “Último dia” e “A seta e o alvo” estão no repertório. Ele é um dos favoritos da casa. Indico.

____

Trazendo o verão de volta com sua música, Mariana Volker lança o EP “Palafita” no projeto PatuÁ com participação de Clarice Falcão. O show acontece no Miranda (RJ) e pode ser reservado aqui.

____

O mesmo Miranda vai contar com um show fantástico na semana que vem: Castello Branco. Dono de um dos melhores discos do ano passado, ele vai se apresentar pela primeira vez solo dia 29, abrindo para o Mombojó.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!