Chuck-Hipolitho

A gente até esperava que a primeira lista fizesse algum sucesso. Só não esperávamos que seria tão sensacional!

Depois que você, querido leitor, e a torcida do Corinthians, do Flamengo, do Cruzeiro e do Brasil viram, curtiram, compartilharam e nos mandaram novas sugestões de nomes de músicos que nasceram onde você nem imagina, nós resolvemos que tínhamos conteúdo suficiente para mais uma lista. Ou quem sabe duas. Ou três.

Enfim, a segunda parte dessa seleção surpreendente vai fazer você ficar ainda mais confuso quando te perguntarem onde seu músico favorito nasceu. E aí é que está a graça: você vai saber!

Acompanhe a nossa seleção nas próximas páginas.

Clique nos botões “Anterior” e “Próximo” ou navegue pelas setas do teclado.

 

DADO VILLA-LOBOS (BRASIL X BÉLGICA)

dado-villa-lobos

Ok, ok, ok, você que é fã de Legião Urbana e não sabia disso, não precisa se sentir menos legionário: pouca gente sabe mesmo!

Dado Villa-Lobos nasceu na cidade Belga de Bruxelas e é sobrinho-neto de Heitor Villa-Lobos. Com pai diplomata, o músico se mudou muitas vezes ao longo da vida e se estabeleceu em Brasília na adolescência, quando conheceu Renato Russo e Marcelo Bonfá, entre outras figurinhas carimbadas do rock nacional dos anos 80. O Legião Urbana nasceu aí.

MILTON NASCIMENTO (RIO DE JANEIRO X MINAS GERAIS)

Milton-Nascimento

Do jeito que a gente tá indo, daqui a pouco você vai pensar que nenhum mineiro é de Minas. Mas o Milton Nascimento é um caso à parte.

Milton foi criado pela mãe até os 3 anos de idade, quando ela veio a falecer, de tuberculose. Ele ficou um tempo aos cuidados da avó, mas Lília, uma das filhas da família para a qual sua mãe trabalhava propôs a avó adotá-lo e oferecer melhores condições de vida para o menino. A avó de Milton aceitou e Lilia, recém casada, mudou-se com o filho adotivo para Três Pontas, em Minas Gerais. De qualquer forma, não importa o local de nascimento, o que importa é que Milton é mineiro de coração!

BRIAN MOLKO (BÉLGICA X INGLATERRA)

Brian-Molko

Vocalista, guitarrista e baixista da banda inglesa Placebo, Brian Molko nasceu na Bélgica em 1972. Como sua família estava constantemente de mudança desde que ele se entende por gente, Molko já viveu em países como Libéria, Escócia, Líbano e Luxemburgo.

Talvez essas mudanças todas e a pressão da família para que ele seguisse uma carreira normal (seu pai era bancário e queria que ele herdasse a profissão) tenham influenciado no jeito solitário do músico.

THE EDGE (IRLANDA X INGLATERRA)

The Edge

E uma das bandas da Irlanda mais conhecidas em todo o mundo não é formada 100% por irlandeses. Tudo isso porque The Edge, também conhecido por alguns como David Howell Evans, nasceu em Londres, na Inglaterra. Os pais do moço se mudaram para Dublin, na Irlanda quanto o pequeno tinha apenas um aninho.

Apenas para constar, Adam Clayton, baixista do U2, também é inglês.

GENE SIMMONS (EUA X ISRAEL)

gene-simmons

Uma das maiores línguas do universo tem a nacionalidade confundida por milhares de fãs e não fãs ao redor do mundo.

É isso mesmo! Gene Simmons, conhecido como um dos fundadores do KISS, não nasceu nos Estados Unidos meu amigo! Ele é de Haifa, Israel, cidade que aliás nos deu o Hillel Slovak, como você já viu por aqui. Aos 9 anos de idade, Gene se mudou com sua mãe para Nova York. O inglês ele aprendeu em histórias em quadrinhos de super heróis, filmes de ficção científica e de terror.

Outra curiosidade a respeito de Gene (que já se chamou Chaim Weitz e posteriormente mudou seu nome para Eugene Klein) é que sua mãe esteve em um campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Além de tudo isso, a gente sabe que ele tem muitas outras histórias pra contar!

FREDDIE MERCURY (INGLATERRA X TANZÂNIA)

Freddie Mercury

Dono de uma das mais impressionantes vozes do rock, Freddie Mercury nasceu na Cidade de Pedra, em Zanzibar, hoje parte da Tanzânia. O garoto, que sempre teve grande apreço pela música, conheceu a capital inglesa Londres apenas aos 17 anos, quando sua família se mudou, assustada com a Revolução Civil de Zanzibar, em 1964.

Freddie, que ganhou esse apelido de amigos quando morava e estudava em Bombaim, na Índia, foi batizado como Farrokh Bulsara. O “Mercury” do nome artístico veio apenas em 1970, quando junto com Brian May e Roger Taylor, fundou o Queen. O resto é história.

JULIETA VENEGAS (MÉXICO X EUA)

Julieta_Venegas

Então, sabe aquela história de “a cantora mexicana Julieta Venegas fez isso”? Tão te enganando!

Mas é um erro absolutamente compreensível. Apesar de ter duas nacionalidades, é importante que você saiba que na verdade Julieta Venegas é americana, e nasceu em Los Angeles na Califórnia. Ela passou toda a infância e adolescência na cidade mexicana de Tijuana, onde começou sua carreira, cantando e compondo em espanhol. A cantora tem 4 irmãos e uma gêmea! Se só uma já arrasa quarteirões por aí, imagina duas?

TRÉ COOL (EUA X ALEMANHA)

Tré-Cool

Outro cara que você com certeza nem parou para imaginar que poderia ter sido parido em outro lugar é o Tré Cool, baterista do Green Day. Nascido Frank Edwin Wright III e em Frankfurt, na Alemanha, o moço cresceu na Califórnia com seu pai e irmãos e começou a se interessar por música desde muito cedo.

Tré nunca terminou o colégio e se juntou ao Green Day após seu aluno de bateria Al Sobrante deixar a banda para se dedicar aos estudos. Pobre garoto!

DAVE LOMBARDO (EUA X CUBA)

dave-lombardo

Na primeira lista a gente te contou que o Tom Araya não nasceu nos Estados Unidos. Mas você sabia que Dave Lombardo, o ex-baterista do Slayer, também não?

Pois é, o cara é Cubano, nascido na capital do país, Havana. Acontece que assim como muitos ele se mudou cedo do país (aos dois anos) junto com a família, e desde cedo conheceu a cidade americana de South Gate, na Califórnia, como seu lar. Além do Slayer, Dave que é reconhecido como um dos melhores bateristas do mundo, já participou de bandas como o Testament, Apocalyptica, Voodoocult e Fantômas, entre outras.

CHUCK HIPOLITHO (SÃO PAULO X RIO GRANDE DO NORTE)

Chuck-Hipolitho

Esses brasileiros também não cansam de surpreender não é mesmo?

Você que estava aí todo iludido pensando que Chuck Hipólitho é um cara nascido e crescido nas terras paulistas, pode anotar: na real ele nasceu na cidade de Parnamirim, no Rio Grande do Norte. Criado no interior de São Paulo, mais precisamente em Pirassununga, o que faz muita gente pensar que ele nasceu por lá, o cara é atualmente a voz do Vespas Mandarinas.

TOMMY RAMONE (EUA X HUNGRIA)

Tommy Ramone

Direto do túnel do tempo e da formação original dos Ramones, você sabia que Tommy Ramone, baterista do grupo, na verdade nasceu na Hungria? Seus pais são sobreviventes do holocausto por que formam escondidos por vizinhos e, em sua infância, ele e a família se mudaram para Nova York.

SÉRGIO BRITTO (SÃO PAULO X RIO DE JANEIRO)

Sérgio Britto

A paulistíssima Titãs tem ao menos um desgarrado. Trata-se do carioca Sérgio Britto que também faz parte dos migrantes e imigrantes brasileiros. O cara, que já morou nos Estados Unidos e no Chile veio para São Paulo já perto da época de cursar faculdade e acabou encontrando os caras da sua futura banda por acaso, quando seu grande sonho era se tornar um “compositor popular”.

A gente acha que ele se deu bem!

 

Keanu Reeves (CANADÁ X LÍBANO)

keanu-reeves-dogstar

Agora a gente te deu um nó na cabeça, não? Keanu Reeves?

Pois bem. O ator, conhecido pelo seu lendário papel na trilogia Matrix, também era músico e tocou baixo em uma banda de punk/grunge chamada Dogstar.

Seu pai, nascido no Havaí, tinha ancestrais Chineses, Ingleses e até Portugueses, e Reeves rodou o mundo até se estabelecer no Canadá, onde começou a carreira de ator e deslanchou.

Acontece que apesar de ter ficado famoso no mercado norte-americano, Reeves nasceu em Beirut, no Líbano.

Joe Strummer (INGLATERRA X TURQUIA)

Praça Joe Strummer

Joe Strummer, líder do The Clash e um dos grandes responsáveis pela explosão do movimento punk britânico no mundo todo é mais um que veio de outra parte do mundo para influenciar uma das culturas mais ricas do planeta.

Nascido em Ankara, na Turquia, o saudoso guitarrista e vocalista tinha pai diplomata e chegou a morar em outras cidades como Cairo, Cidade do México e Bonn, na Alemanha.

Tommy Lee (EUA X GRÉCIA)

tommy-lee

Tommy Lee ficou conhecido por seu vídeo pornô com Pamela Anderson por ser membro fundador do Mötley Crue, um dos ícones do glam rock formado na meca do estilo, a cidade de Los Angeles.

Acontece que o baterista nasceu em Atenas, na Grécia, e a sua família se mudou para a capital do entretenimento na Califórnia quando ele tinha um ano de idade.

Será que é o sangue grego o responsável por toda essa ~sensualidade~?

15 músicos que nasceram onde você nem imagina

Veja a primeira parte da lista clicando aqui.

red-hot-chili-peppers

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!