As Bandas da Copa do Mundo - Grupo C

Grécia

A história da música grega é tão tradicional quanto a história da própria Grécia e está relacionada a divindades como Dionísio, o deus das festividades, dos ciclos e do vinho, e Apolo, uma das principais divindades da mitologia grega, geralmente ligado à inspiração artística e tido como deus da música.
Da influência romana à passagem pelos jogos olímpicos, a música grega dos primórdios se perdeu entre os registros da história do país, porém, sabe-se que no período alguns instrumentos foram desenvolvidos. A lira, um instrumento de corda, era usada para acompanhar recitais e canções, o aulos, um tipo de flauta com palheta com som parecido com o de um clarinete e o hidraulos, talvez um precursor do teclado e do órgão moderno, que empregava pressão sobre água para criar movimento de ar em seus tubos.
Atualmente, o rock e o pop marcam presença entre as canções tradicionais escutadas no país. As influências de suas bandas vêm do pop e do rock da Itália e da França. Nós escolhemos duas bandas para você entender um pouco de como funciona a música grega.
Confira:

Locomondo

Locomondo

Locomondo é uma banda grega de Reggae e Pop formada em 2004.

Liderada por Markos Koumaris a banda tem 7 integrantes e mistura elementos da música grega com música caribenha, reggae e ska. Com 6 discos na carreira, sendo o último Odysseia, lançado no ano passado, o Locomondo também é lembrado por ser o único grupo grego a já ter gravado na Jamaica.

Como o clima dessa lista é de Copa do Mundo, não dá pra deixar de mencionar que os caras gravaram em 2010 a música “Goal” que acabou se tornando uma trilha sonora não-oficial do futebol grego, quando eles se classificaram pela segunda vez para participar de uma Copa do Mundo. A canção, que tem uma letra toda trabalhada na confiança dos gols como momentos de glória, ganhou em seu clipe a participação do jogador da seleção grega Dimitris Salpigidis.

Tá pensando que é só brasileiro que é louco por futebol?

The Skelters

The-Skelters

The Skelters é do lado que faz rock com uma pitada de pop. Eles surgiram na cidade grega de Thessaloniki em 1996 e já participaram de shows de artistas como ZZ Top Paul Di Anno, entre outros. A banda também é muito conhecida por seus covers e versões para clássicos de gente como The BeatlesQueen U2, nomes que também influenciaram muito em suas composições.

Apesar de ter todo esse tempo de estrada, Angel Charavitsidis  (vocais e guitarra) e Daniel Charavitsidis (bateria) são os criadores que vêm mantendo a banda, sempre com mudanças de integrantes, e só têm um disco de estúdio em sua discografia, o Explain To Melançado em 2009.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!