Você já ficou de queixo caído quando descobriu que aquele cantor que você achava que era americano é na verdade chileno? E quando alguém te contou que aquela cantora com cara, jeito e sotaque carioca na verdade é de Pernambuco?

Pensando nessas inquietações geográficas o TMDQA! foi vasculhar o mundo da música para encontrar as naturalidades mais esquisitas, mais sem cabimento e mais inexplicáveis e reuniu aqui, em 15 cabeças, algumas explicações sobre a verdadeira origem de alguns músicos.

Confira!

Red Hot Chili Peppers (“Around The World” x Califórnia)

red-hot-chili-peppers

Apesar de ser quase sempre relacionado ao “Dream of Californication”, o Red Hot Chili Peppers é um grupo que foi formado por gente de todos os cantos do mundo, menos da Califórnia. Só para pegar alguns dos caras que já passaram pela banda como exemplo, Anthony Kiedis nasceu em Michigan, Flea Balzary é de Melbourne, Austrália, Chad Smith é de Minnesota, Hillel Slovak é Haifa, Israel, enquanto Cliff Martinez e John Frusciante são de Nova York.

Curiosamente, o último e atual guitarrista da banda, Josh Klinghoffer, nasceu justamente em Los Angeles, Califórnia, onde a banda foi formada, em 1983 (ele tinha 4 anos na época). Estranho?

A banda fala a respeito do assunto na música “Organic Anti-Beat Box Band”, do disco The Uplift Mofo Party Plan (1987).

One comes from the Holy Land
Another was born an Australian
Me I’m from Michigan
But Hollywood is the land of lands
It’s a Hollywood jam

Marcus Mumford (Califórnia x Londres)

marcus-mumford

E se eu te dissesse que o líder da banda mais inglesa da atualidade nem é inglês?

Pois é, Marcus Mumford, da mais londrina impossível Mumford & Sons nasceu na Califórnia, meus amigos! O ponto é que os pais do cara são ingleses e eles se mudaram definitivamente para Londres quando o moço tinha apenas seis meses de idade, então, nem é culpa dele, não é mesmo?

Tom Araya (Viña del Mar x Huntington Park)

tom-araya

O Slayer foi formado na Califórnia em 1981, mas o seu baixista e vocalista, Tom Araya, nasceu na cidade litorânea de Viña del Mar, no Chile em 1961.

Aos 5 anos de idade o cara se mudou com a sua família para a Califórnia e tornou-se membro de uma das maiores bandas de metal da história.

Recentemente ele recebeu a chave da cidade chilena e brincou com o fato, dizendo que a prefeitura teria que “mudar as fechaduras” de lá depois da cerimônia.

Fernanda Takai (Amapá x Minas Gerais)

Fernanda Takai

A mais que mineira Fernanda Takai, conhecida no Brasil e ao redor do mundo por falar da simplicidade de Minas Gerais no Pato Fu e na carreira solo, na verdade, nasceu no Amapá.

A confusão acontece por seu sotaque, adquirido desde os 9 anos de idade, quando se mudou de Serra do Navio para Belo Horizonte, e por poucas referências existentes em sua música e em sua biografia a respeito de seu estado de origem. A cantora (poucos sabem), também já viveu uma parte da sua vida em Salvador, Bahia.

Jared Gomes (Califórnia x Bahia)

Jared_Hed PE

A banda de rapcore americana Hed PE tem em seus vocais a brasilidade de Jared, nascido Paulo Sérgio Gomes, da Bahia para o mundo. O cara se mudou para a Califórnia ainda bem novo e viveu por lá toda a vida, mas sempre faz referências ao Brasil (como essa da foto, com a bandeira no shorts) e tem dupla cidadania.

Clarice Falcão (Recife x Rio de Janeiro)

Clarice Falcão

Outra surpresa entre as cantoras brasileiras é Clarice Falcão, que tem o sotaque carioca enraizado nas canções do seu disco Monomania e vídeos do Porta dos Fundos, mas nasceu em Recife, Pernambuco.

A cantora é outro dos exemplos de gente que se muda cedinho da terra natal e se acostuma com os hábitos da nova cidade.

Roger Manganelli – Less Than Jake (Porto Alegre x Flórida)

Roger Manganelli

Essa é só olhar o nome completo para saber, mas Roger Lima Manganelli é brasileiro.

Apesar de fazer sucesso pelo mundo afora como baixista da banda de ska/punk Less Than Jake, o cara, que é de Porto Alegre, é mais um dos músicos brasileiros que saiu do país novinho e fez muito sucesso lá fora.

Lars Ulrich (Dinamarca x Estados Unidos)

Lars Ulrich

Outra naturalidade nada óbvia é a do Lars Ulrich, que nasceu na Dinamarca, apesar de muitos acreditarem que ele, assim como o Metallica, é americano.

Ulrich é filho de um famoso jogador de tênis e até sua adolescência, seguir a carreira do pai era seu grande sonho. Aos 16, o garoto se mudou para os Estados Unidos e começou a conhecer a New Wave of British Heavy Metal, movimento musical que, anos mais tarde, inspiraria a criação do Metallica. Se o cara ficasse na Dinamarca jogando tênis, será que alguém faria algo parecido com o vídeo abaixo em seu lugar?

Cris Botarelli – Far From Alaska (São Paulo x Rio Grande do Norte)

Cris Botarelli

Cris Botarelli, do Far From Alaska, é muitas vezes confundida com a galera potiguar, justamente por ser de uma das bandas que faz parte dessa cena do rock nacional. Mas a moça nasceu em São Paulo e só se mudou para o Rio Grande do Norte aos 7 anos, graças à mãe, que (essa sim!) é potiguar e queria voltar para sua terra.

Segundo a própria, ela se mudou “achando o máximo”. Ficou por lá e olha só o que a menina tá aprontando:

Herbert Vianna (João Pessoa x São Paulo / Rio de Janeiro)

Herbert Vianna

Essa aqui é menos obscura, mas também é interessante.

Como o Herbert Vianna virou parte da “turma de Brasília” com o rock nacional dos anos 80, muita gente acha que ele é de São Paulo ou do Rio de Janeiro, como são a maioria dos integrantes dessas bandas. Herbert, fugindo um pouco à regra, nasceu em João Pessoa, na Paraíba e, com pai militar, foi para a terra em que a sua e outras bandas começariam a fazer história.

Fabrizio Moretti – The Strokes / Little Joy (Rio de Janeiro x Nova York)

Fabrizio Moretti

Essa todo mundo já sabe mas não custa reforçar, afinal #MúsicosBrasileirosRuleTheWorld.

Fabrizio Moretti, baterista dos Strokes e integrante do Little Joy é um carioca da gema, que (de novo!) se mudou cedinho, cedinho para fora do país. A diferença é que o projeto era passar só três anos fora do Brasil, mas no fim das contas ele acabou passando 17 anos no exterior. Foi graças a isso que, ainda adolescente, ele conheceu Nick Valensi e Julian Casablancas na escola. Bom, o resto é história.

Brody Dalle (Melbourne x Califórnia)

Brody Dalle

A gatona da Brody Dalle que tem no seu currículo as bandas The Distillers e Spinnerette, além de ser BFF da Shirley Mason e a mina do Josh Homme não tem todo esse gingado por ser de origem californiana não.

A garota, que nasceu em Melbourne, se mudou para a Califórnia em 1998, pouco tempo antes de lançar o primeiro trabalho com o Distillers, então a galera ficou na maior expectativa de que ela tivesse o sangue americano. Ledo engano.

Gabriel Zander (Minas Gerais x Rio de Janeiro)

Zander

Outro que se faz confundir graças à origem de suas bandas é o Gabriel Zander.

Natural de Minas Gerais, o cara come quieto (como todo mineiro) e se muda para o Rio de Janeiro para fazer parte de diversas bandas que assinaram seus nomes na história do rock nacional, como Noção de Nada, Discoteque, Deluxe Trio, Barizon e o próprio Zander, além de botar para funcionar o Estúdio Superfuzz, onde sempre tem uma galera da boa gravando alguma novidade pros nossos ouvidos.

Lucas Silveira – Fresno (Fortaleza x Porto Alegre)

Lucas Silveira

Apelidado por amigos e pessoas próximas de “Paraíba” e líder de uma das primeiras bandas de emocore do país, Lucas Silveira nasceu em Fortaleza, mas, por ter sido criado em Porto Alegre, acabou pegando o sotaque e os maneirismos do povo gaúcho. O Fresno nasceu por ali mesmo, meio que como um hobby de alguns colegas do ensino médio.

Alain Johannes (Chile x Estados Unidos)

Alain-Johannes

Alain Johannes é conhecido no mundo todo por ser multi-instrumentista, por sua banda Eleven, por suas parcerias com o Red Hot Chili Peppers e por tocar com gente como a Brody Dalle e o Queens of the Stone Age, mas raramente é lembrado por ser de Santiago, no Chile.

O músico, que também se mudou para os Estados Unidos muito jovem, é sobrinho do chileno Peter Rock, conhecido como um dos pais do rock no Chile, como você viu por aqui.

Playlist

Ouça uma playlist com todos esses artistas via Deezer logo abaixo.

 
 
Compartilhar