As Bandas da Copa do Mundo - Grupo B

Austrália

A música australiana faz referência às pequenas sociedades indígenas e pré-coloniais que habitavam o país no início de sua colonização. Isaac Nathan, tido com primeiro compositor profissional do país, fez transcrições com acompanhamentos de piano para os ritmos indígenas na década de 1840 e Henry Tate foi o primeiro a defender a integração da melodia aborígene e do canto dos pássaros nativos à base para a música nacional no começo do século XX.

Outra tradição foi a “Australian Bush Music“, ou em tradução literal “a música de mato da Austrália”. Essas canções em sua maioria podem ser atribuídas aos prisioneiros enviados para a Austrália no início da colonização britânica, em 1788. Esse também pode ser considerado um dos berços folk da música australiana.

No meio de toda essa história, a Austrália também é tradicional no rock, com muita influência dos colonizadores ingleses, tendo como destaque na história de sua música as “Três Ondas do Rock Australiano”, a partir do início dos anos 50. Por lá eles tiveram seu próprio Elvis Presley com Johnny O’Keefe, seus próprios Beatles com The Easybeats mas logo começaram a exportar para o mundo seu próprio jeito de fazer rock’n’roll com bandas como o AC/DCThe Boys Next Door, Nick Cave, INXS, Men at Work, Wolfmother, Silverchair, JET e tantas outras.

Com tantas opções, nos resta apenas relembrar o trabalho de duas bandas que talvez você não conheça muito bem, mas que precisa conhecer. E muito.

The Baby Animals

The Baby Animals

O hard rock da Austrália tem vocal feminino e um de seus representantes é a banda The Baby Animals. A banda surgiu em Sydney, em 1989, lançou dois álbuns de sucesso nacional e internacional, pausou suas atividades em 1996 e voltou à ativa 10 anos depois.

A formação atual conta com Suze DeMarchi nos vocais, Dave Leslie na guitarra, Mick Skelton na bateria e Dario Bortolin no baixo. Atualmente, a banda está em turnê divulgando o álbum This Is Not The End, lançado no ano passado.

Tame Impala

Tame-Impala

O Tame Impala é uma banda de rock psicodélico formada em 2007 em Perth. Em 2009, com o lançamento de seu primeiro EP, e em 2010 com seu primeiro disco, Innerspeaker, a banda apareceu para o mundo, ganhando reconhecimentos em seu país (EP Mais Popular, Nova banda Favorita e Nova banda Mais Promissora no WAMI Awards (West Australian Music Industry Awards).

Formada por  Kevin Par Coeur (guitarra, baixo e percussões), Jay Watson (teclados), Dominic Simper (baixo, guitarra e sintetizadores),  Cam Avery (baixo) e Julien Barbagallo (bateria), a banda já foi indicada  para o Grammy, já fez diversos shows ao redor do mundo e recebeu até uma homenagem brasileira, na estreia do TMDQA Apresenta!, que você relembra por aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!