As Bandas da Copa do Mundo - Grupo B

Espanha

A música espanhola desde sempre é um caldeirão cheio dos mais inusitados ingredientes e referências. Essa história começou lá na península Ibérica, nos primórdios da Era Cristã, quando a cultura romana e a música da Grécia Antiga se misturaram aos ritos romanos, dos povos germânicos e dos visigodos, invasores da Península no século V. Toda essa mistura entornou um caldo saboroso, com os mais diferentes ritos e tradições musicais.

Os ritmos espanhóis mais conhecidos são o “Flamenco”, que tem uma forte tradição também ligada à dança e tem raízes históricas em Andalusia e o “Jota”, ritmo marcado pelas castanholas, violão, pandeiros e flautas. Ambos os ritmos têm suas variações, de acordo com a região da Espanha em que você está.

Já o pop e o rock tornaram-se populares no país a partir da década de 60, com o surgimento de um estilo musical chamado de “yé, yé”. A definição, inspirada no termo francês e usada para se referir aos “yeah, yeah” do pop e rock do período, era usada para definir música inspirada no rock inglês e americano, com algumas influências francesas. A primeira expoente desse estilo foi Conchita Velasco, com a música  “La Chica Ye-Yé“, em 1965. Seis anos antes, porém, acontecia o “Festival Internacional da Canção de Benidorm”, primeiro festival de música pop espanhol.

Atualmente a música pop e rock espanhola tem diversos representantes, conhecidos ou não no mundo inteiro. Selecionamos três para você conhecer / saber mais a respeito.

Fito & Fitipaldis

Fito & Fitipaldis

Fito & Fitipaldis é uma banda espanhola fundada em 1998 por Fito Cabrales, onde o artista poderia explorar novos sons que não fossem os tocados por sua outra banda, a Platero Y Tú (que acabou em 2001).

F&F mistura rock e soul, tem cinco álbuns e dois discos ao vivo lançados e você provavelmente já ouviu pelo menos a versão do Vespas Mandarinas para um som deles chamado “Antes de Que Cuente Diez”, que está no EP Sasha Grey lançado em 2011 pelos paulistanos.

Conheça melhor o Fito & Fitipaldis no site oficial da banda.

Tierra Santa

Tierra Santa

Nada melhor que conhecer uma banda com um trabalho novinho em folha, não é mesmo? Pois é essa oportunidade que você com os metaleiros do Tierra Santa, banda formada em 1997, em La Rioja, Espanha.  Os caras estão atualmente encerrando os trabalhos para lançar seu mais novo disco, Esencia, décimo da carreira do grupo.

O álbum, que está em fase de mixagem, será duplo, vai fazer uma revisão de toda a discografia dos caras e, de acordo com o site espanhol Metal Total, será lançado no próximo dia 4 de março. Tá curioso? Então corre para o site deles, onde você também encontra mais detalhes sobre a discografia dos moços.

La Oreja de Van Gogh

La Oreja de Van Gogh

Se existe uma banda na história que pode dizer que seu nome não tem nada a ver com sua música, esta é a La Oreja de Van Gogh. Como você deve estar imaginando, obviamente o nome foi dado por causa do pintor holandês (opa!) Vincent Van Gogh, mas a música deles, um power pop com letras poéticas escritas pelos próprios membros da banda, destoa completamente do artista, a não ser que você imagine poesia como pintura.

Deixando o nome de lado, o LOVG tem na bagagem o Grammy Latino de 2006 como melhor álbum pop, além de seis álbuns de estúdio (dois deles feitos com a nova vocalista, Leíre Martinez, que assumiu os vocais do grupo em 2008), 5 DVD’s e 5 compilações dos maiores sucessos.

No site oficial você descobre mais informações a respeito do grupo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!