O Super Bowl é a final do campeonato de futebol americano da NFL, a National Football League, e a sua primeira edição aconteceu em 15 de Janeiro de 1967 quando a liga promoveu a primeira final entre o seu campeão e o campeão da AFL, liga concorrente que disputava a atenção dos norte-americanos com a primeira, que existia desde 1920.

As duas ligas acabaram se unindo e de lá pra cá temos uma grande final todos os anos.

Siga o TMDQA! no Twitter e no Instagram!

Como nos Estados Unidos tudo relacionado ao esporte tem a característica de ser grandioso, o Super Bowl já nasceu com grandes shows e espetáculos, que ao longo dos anos se transformaram em performances marcantes e colaborações históricas.

Separamos os 10 momentos mais bacanas desses quase 50 anos de história já que a final de 2014 irá acontecer no próximo Domingo, dia 02 de Fevereiro, e terá Bruno Mars com Red Hot Chili Peppers.

Você pode assistir a shows inesquecíveis na sequência.

 

Oakland Raiders x Minnesota Vikings

1977

super-bowl-1977

Antes dos shows com artistas conhecidos, o espetáculo do Super Bowl era feito por números de dança, coreografias e o próprio público.

Foi assim em 1977 quando a Walt Disney Company foi a responsável pela produção da festa e utilizou, é claro, várias crianças e também o público, que deu um show ao pintar e alterar o formato das arquibancadas com cartazes devidamente sincronizados.

O lendário estádio Rose Bowl, em Pasadena, foi o palco da festa.

Washington Redskins x Denver Broncos

1988

super-bowl-1988

Em 1988, também antes dos grandes shows com artistas do pop e rock, a produção ficou com a lendária casa de shows Radio City Music Hall, de Nova York, e os caras fizeram bonito com uma apresentação de dezenas de pianistas tocando ao mesmo tempo em dois grandes pianos formados no gramado do estádio em San Diego.

Junto com eles estava o grupo de dança The Rockettes.

Buffalo Bills x Dallas Cowboys

1993

super-bowl-1993-michael-jackson

Os Anos 90 vieram e com eles as performances de grandes artistas no Super Bowl.

Em 1993 quem ficou responsável pelo show foi o maior artista pop de todos os tempos, Michael Jackson, e é claro que a performance dele no Rose Bowl não seria nada menos do que sensacional, com mais uma participação impressionante da plateia ao formar um mural recheado de desenhos.

New England Patriots x Green Bay Packers

1997

super-bowl-1997-blues-brothers

O Super Bowl XXXI aconteceu em New Orleans e já que estava na terra do R&B, não poderia deixar de homenagear o estilo em alto nível.

Para isso a produção do show, formada por Radio City e House Of Blues chamou os lendários Blues Brothers para uma festa divertida e cheia de ritmo através da “Blues Brothers Bash.”

Baltimore Ravens x New York Giants

2001

super-bowl-2001-aerosmith

O início dos anos 2000 viu uma série de artistas pop dominarem as paradas e alguns deles estiveram no show do Super Bowl ao lado do Aerosmith, que tocou o seu mega hit romântico “I Don’t Wanna Miss A Thing” e “Jaded” intercalando performances do N’ Sync.

Ao final de tudo rolou uma jam de “Walk This Way” com a banda de Steven Tyler, N’Sync, Britney Spears, Mary J. Blige e Nelly.

St. Louis Rams x New England Patriots

2002

super-bowl-2002-u2

Em 2002 o Super Bowl foi bastante especial porque poucos meses antes do evento, que aconteceu em 03 de Fevereiro, os Estados Unidos haviam passado pelo trauma dos ataques terroristas de 11 de Setembro.

O U2 foi o responsável pela festa que começou explosiva com “Beautiful Day” mas tornou-se em uma bela homenagem às vítimas com “MLK” e “Where The Streets Have No Name”.

Oakland Raiders x Tampa Bay Buccaneers

2003

super-bowl-2003-no-doubt

Em 2003 o show foi das mulheres.

Shania Twain apresentou duas músicas, sendo uma delas o mega hit “Man! I Feel Like A Woman” e depois dela veio o No Doubt, com Gwen Stefani esbanjando energia em uma performance de “Just A Girl”.

Para finalizar, a banda da vocalista tocou “Message In A Bottle”, do Sting, com o próprio.

New England Patriots x Philadelphia Eagles

2005

super-bowl-2005-paul-mccartney

Paul McCartney tocando “Drive My Car”, “Get Back”, “Live And Let Die” e “Hey Jude”.

Quer mais?

Siga o TMDQA! no Twitter e no Instagram!

Seattle Seahawks x Pittsburgh Steelers

2006

super-bowl-2006-rolling-stones

Nós brasileiros sabemos que se há uma coisa nesse mundo que os Rolling Stones dominam é a arte de fazer um show de rock’n’roll que é sempre grandioso.

Em 2006 os caras foram os responsáveis pelo show do intervalo do Super Bowl e o fizeram em grande estilo com grandes hits e até um palco no formato do famoso logotipo da banda em forma de boca e língua.

Indianapolis Colts x Chicago Bears

2007

super-bowl-2007-prince

Em 2007 o show foi de Prince e dar espetáculo é mesmo com o cara.

Para animar o público do Sun Life Stadium, na Flórida, o músico optou por um medley que teve “We Will Rock You” (Queen), “Let’s Go Crazy” e “Baby I’m A Star” (Prince), “Proud Mary” (Creedence Clearwater Revival), “All Along The Watchtower” (Bob Dylan), “Best Of You” (Foo Fighters) e o maior hit do músico, “Purple Rain”.

Tudo isso com muitos fogos de artifício e chuva que caía do céu como se fosse para homenagear a estrela.