Bob Dylan é acusado de racismo

O cantor, compositor e ícone dos anos 60 Bob Dylan foi processado por uma associação comunitária croata na França por suposto racismo. A Associação de croatas entrou com a ação devido a uma entrevista que Dylan deu à Rolling Stone em 2012, na qual ele estabeleceu uma relação entre os croatas e os nazistas. Além do astro, o processo se estende à revista também.

A acusação foi aceita por uma corte parisiense, que pediu para que Dylan compareça a uma audiência. Apesar das leis rígidas em relação a discursos de ódio, o conselho afirmou apenas buscar um pedido de desculpas. A polêmica aconteceu há mais de um ano. A entrevista foi concedida ao repórter Mikal Gilmore.

Negros sabem que alguns brancos não queriam abrir mão da escravidão […]. Se você tem sangue de mestre de escravos ou da Klu Klux Klan, os negros conseguem sentir. Isso permanece até hoje. Assim como os judeus podem sentir o sangue nazista e os sérvios podem sentir o sangue croata.

Após a entrevista, diversas rádios croatas retiraram as músicas de Dylan de suas listas. Em novembro do ano passado, a corte francesa culpou a revista por ter publicado a opinião do músico. “Não temos nada contra a revista ou contra Bob Dylan enquanto cantor, mas você não pode igualar os criminosos de guerra croatas com todos os croatas.”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!