rosa-espinheira-2

Fotos: Divulgação/Vira Comunicação

A apresentadora Rosa Espinheira comanda o programa “O Som Que Você Ouve”, do canal a cabo Play TV. 

Nascida em Salvador, Rosa é uma das apresentadoras mais extrovertidas e irreverentes da televisão, e seu programa costuma receber diversos artistas brasileiros. Nomes como Dinho Ouro Preto, Brothers Of Brazil, entre outros participaram da atração.

Conversamos com ela para conhecer mais um pouco de seu trabalho.

Confira!

TMDQA!: Como surgiu o convite para apresentar o programa “O Som Que Você Ouve”?

Rosa: A ideia do programa nasceu da minha vivência andando nas ruas de São Paulo. Pego ônibus e metrô e estou sempre ouvindo música. Olhava as pessoas na rua com seus fones ouvindo alguma música – inclusive já vi várias delas tocando baterias imaginárias -, observava a reação delas e ficava curiosíssima para saber o som que elas estavam ouvindo.

Uma vez, estava no ônibus e vi uma menina fazendo caras e bocas enquanto escutava música e pensei: “qual o som que ela ouve?”. Sou muito curiosa, além de adorar o contato com pessoas, e acho que foi dessa minha inquietude que surgiu o desejo de fazer esse programa. Foi então que convidei Ricardo Guidara, da Alcateia Filmes, quando nos encontramos no show do Smashing Pumpkins, e expus minha ideia. Liguei para ele dias depois e combinamos de fazer um piloto. Depois disso, precisamente 13 de agosto de 2011, estreamos na PlayTV.

TMDQA!: Você atuou durante anos como atriz em sua cidade natal, Salvador. Além disso, você também já teve experiência em carreira musical com a banda Drama Queen. Como foi essa experiência de cantar? O fato de você também ser atriz ajudou com a sua desenvoltura perante às apresentações da banda?

Rosa: A base de atriz me ajuda sempre e isso também se refletiu na minha carreira como apresentadora e também na banda. É de onde tirei toda minha disciplina, aprendi o jogo do improviso que preciso muito no programa, afinal, não temos ponto nem roteiro e esse timing vem do teatro .

TMDQA!: Você tem vontade de tocar com algum músico com quem ainda não colaborou? Quem seria? Quais foram suas principais influências para formar o Drama Queen?

Rosa: Acho que pode ter tido influência forte do Cansei de Ser Sexy, Chicks on Speed, Metric, Daft Punk e New Young Pony Club. Eram sons que eu e a Natália Garcez, amiga e parceira, ouvíamos muito quando formamos a banda.

TMDQA!: Além de atuação e música, dá para perceber que você tem um estilo bem moderno e descolado. Já pensou em se arriscar no mundo da moda também?

Rosa: Muita gente me pergunta se trabalho com moda, acho engraçado isso. Sei que minha moda faço eu (risos). Posso dizer que sempre tem dedo meu pra compor meu visual. No “O Som Que Você Ouve”, sempre uso algum adereço pessoal meu. Gosto de ficar presente na concepção do que uso, mas quem sabe um dia faço algum trabalho com moda. Como diz meu marido, não podemos fechar nenhuma porta.

rosa-espinheira-1

TMDQA!: Nessa nova temporada do programa “O Som Que Você Ouve”, você já contou com a presença de grandes nomes do cenário musical. Você possui vontade de retomar à carreira musical e colaborar com algum deles de certa forma?

Rosa: Para ser sincera, nunca pensei em uma relação musical com nenhum convidado que entrevistei até hoje. Na verdade, acho que os convidados que colaborariam comigo musicalmente muito mais do que eu com eles. A música nunca ficou em primeiro lugar na minha vida, creio que é mais um hobby mesmo. No programa, participei do processo pesquisando referências e apresentei a Pedro Curvello, que compôs as duas músicas que são temas de abertura do programa e têm alguns vocais meus. Fora isso, em 2013 gravei um single com o produtor Guto Gonzalez. A faixa está ficando pronta e é uma versão do Grupo Metro. Tenho essa ideia de fazer algumas versões de música e o nome do projeto se chama “DI(versão)”. Estou contando isso para vocês em primeira mão, hein (risos)!

TMDQA!: Dos artistas que já passaram pelo seu programa, qual(is) você mais gostou? Porquê?

Rosa: Posso dizer que entrevistar a Claudia Leitte dentro da van foi um dia divertidíssimo. O tempo dela estava contado na Play e ela tinha que ir para outra TV. Quando soube que eu era baiana, não pensou duas vezes e foi até a outra TV na nossa van. Na real, demos uma carona a Claudia Leitte (risos). A entrevista fluiu de uma forma incrível, fomos trocando figurinhas e o papo ficou bem espontâneo e descontraído. Teve também a banda Mustache & os Apaches, com quem gravamos no Centro de São Paulo [e que já participou do TMDQA! Apresenta]. Foi uma participação muito poética e viva! Também tem os TOP simpáticos como o Dinho Ouro Preto, que foi minha estreia entrevistando artistas; Luiza Possi, que foi um doce e adorou a ideia do programa; os Brothers of Brazil (Supla e João), que lembro da entrevista com carinho porque foram muito simpáticos, além de eu estar ouvido muito o último trabalho deles. Mas não posso esquecer do grupo Tchan, que ferveu o estúdio da PlayTV. Quando entrei para gravar, já cantavam “Rosa”, uma música do grupo Olodum e brincaram comigo.

O meu desejo em todas as entrevistas é chegar nesse patamar de conforto e espontaneidade para o entrevistado. É isso que precisamos ver na nossa TV: quem está ali é ser humano igual a todos nós, que paga contas, sofre de amor e etc.

TMDQA!: Como você considera o cenário musical atualmente?

Rosa: Eu acho que sempre está aparecendo som legal, é só ficar atento e, com a internet, essa tarefa fica fácil. Acho a Blubell fantástica, uma super cantora de quem acompanhei os dois últimos trabalhos. A banda Tigre Dente de Sabre é bem legal também. Eles fazem um som louco com bateria, baixo e algumas programações eletrônicas. Tem muita coisa boa aí acontecendo, é só deixar a preguiça de lado e pesquisar.

TMDQA!: Você tem mais discos que amigos?

Rosa: Certeza absoluta que tenho mais discos. Amigos são poucos e bons, discos ainda faltam muitos para a biblioteca de vinil na minha casa ficar mais feliz, mas posso garantir que tem muita coisa legal e rara… Já dá para ficar um pouco metida (risos).

http://youtu.be/vlCTkmcg5eg

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!