Winamp

Se os arquivos em formato MP3 foram os grandes responsáveis pela democratização da música na Internet e pelo compartilhamento de sons de forma livre, definitivamente um player teve papel fundamental nesse processo: o Winamp.

Lançado em 1997, o software tinha uma interface amigável para que os usuários ouvissem seus arquivos digitais da melhor forma possível, além de permitir a criação de playlists, customização do visual, acesso a rádios online, podcasts e muito mais.

Além de tudo isso, ele ainda tocava uma famosa vinheta ao ser instalado que dizia “Winamp, it really whips the llama’s ass”, ou algo como “Winamp, realmente chicoteia a bunda da lhama”, que tornou-se bordão famoso entre os amantes de música digital.

Só para se ter uma ideia da popularidade do Winamp, entre o seu lançamento em 07 de Junho de 1997 até pouco mais de um ano depois, em Julho de 1998, ele havia sido baixado mais de 3 milhões de vezes em uma época que a Internet ainda engatinhava.

Hoje, porém, recebemos a triste notícia de que a AOL, que comprou a Nullsoft (desenvolvedora do player), decidiu encerrar as atividades da equipe de desenvolvimento do Winamp e a partir do dia 20 de Dezembro ele não será mais atualizado, restando apenas as versões antigas para download em sites de terceiros.

Winamp

O Winamp ainda é muito utilizado mundo afora, e o anúncio criou um certo clima nostálgico de quem passou anos ouvindo música através do simpático programa.

Que a lhama descanse em paz!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!